O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

25 de nov. de 2010

Carioca, antes de tudo, um forte!

Bastaram oito anos para o governo Lula despersonalizar o Brasil. Ao implantar na alma do povo o espírito da esperteza, criou o maior contingente de macunaímas do mundo. O Brasil é hoje, com honrosas exceções, apenas um conglomerado de 195 milhões de votantes desossados, sem qualquer sentido de nação.

O vírus cabralino da guerra intestina carioca logo será disseminado pelo país afora. Não é preciso bancar pitonisa para prever que em seguida o conflito estará generalizado pelos quatro cantos do Brasil. O crime organizado que se infiltrou no Estado é o mal que vem de cima e nos atinge. Já os tiros vem de tudo que é lado.

Se mensaleiros roubam; se os governos são companheiros das Farc; se os sanguessugas sugam; se a polícia prende e os juízes soltam; se a polícia vira milícia; se o futebol tem mala preta; se as gavetas da Casa Civil botam dinheiro pelo ladrão; se nem bengalada adianta, por que o trabalhador que paga imposto, o brasileiro que não tem trabalho, o cidadão que não tem onde cair morto não pode ser igual a essa companheirada hoje podre de rica que se recusa a ser chamada de elite?!?

Nessa guerra do Rio que vai virar churrio nacional, ninguém está sendo mais, nem menos criminoso do que os senhores do crime organizado estatal; apenas iguais. É que mau exemplo pega fácil. Contamina. E apodrece.

Essa tragédia cotidiana que desmorona dos morros e desliza das favelas cariocas deixou de ser uma luta para policiais civis e militares do Rio, para ser uma guerra para a FEB e a FAB relembrarem os velhos tempos da Tomada de Monte Castelo, na Itália ou na missão de patrulhar o Atlântico Sul, na 2ª Guerra Mundial.

E que ninguém ouse duvidar de que, amanhã ou depois, surja algum heróico e retumbante projeto no Congresso Nacional, propondo dar ao Complexo do Alemão, ou à Rocinha, à Vila Cruzeiro, ao Morro do Macaco, o nome de Pistóia. Credo, cruz é que não vai faltar.

Nesses cinco dias de bala com bala, num confronto pirotécnico entre criminosos e o governo, mais de 30 mortos e centenas de veículos incendiados depois, começaram a surgir grandes soluções: os tanques da Marinha se juntaram aos Caveirões cariocas; 12 presos acusados de comandar os ataques foram transferidos para presídios de segurança máxima em Rondônia e no Paraná. O governo descobriu a pólvora: tirou o sofá da sala. Só não se deu conta que - tá na Bíblia! - violência gera violência.

De tudo isso, entre mortos e feridos, fica a certeza absoluta de pelo menos duas grandes e definitivas realidades: primeira, todo repórter que estiver trabalhando no Rio de Janeiro, é um correspondente de guerra; segunda, "o carioca é, antes de tudo, um forte"!

Há uma outra verdade explícita que nos dá azia: Lula tem razões de sobra para ser amigo e companheiro de Hugo Chávez... Nem é bom pensar o que seria capaz de fazer a nossa Força Nacional de Segurança numa guerra contra a Venezuela.

Mas isso já não é mais uma missão impossível para o ainda Presideus Lula; essa história fica para a nossa primeira-valenta presidenta.