O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de jan. de 2015

PESQUISA
Está comprovado, 45% dos brasileiros não usam camisinha. Tá, a notícia parou aí. Não quiseram dizer que o resto não sente falta nenhuma.

PETROBRABA
As ações da Casa da Graça Foster caíram ontem 11,8%. É o programa governamental Petrobras 1,99.

CASA DA GRAÇA
A Petrobras não teve a menor vergonha de apresentar o balanço do último trimestre do ano passado e perdido atrasado e incompleto. Não computou a roubalheira que ultrapassa fácil, fácil os R$ 88 bilhões de prejuízo. É o primeiro balanço na história desse país que vale como um zero à esquerda.

DILMA É RÉ
Dilma Coração Valente & Impoluto é ré na Justiça... dos Estados Unidos. Lá, ela é tida e havida como companheira da pandilha de Sérgio Gabrielli, Maria das Graças Foster, Duques, Cerverós, Paulos Robertos e similares. Os acionistas querem ver a cor do seu dinheiro que tomou Doril e sumiu.

A MANCHETE
Nesta quarta-feira, Nestor Cerveró - depois de desistir de repente e não mais que de repente, de arrolar Dilma Vana como testemunha - estranhamente não abriu tugiu nem mugiu na Polícia Federal. Teve lá suas razões. Uma delas, decerto, é que ele abriu o olho e não sabe até onde vão as semelhanças entre Dilma Vana e Cristina Kirchner; outra delas, é que ele não tem a menor culpa pelo que aconteceu com o promotor argentino Alberto Nisman. Em todo caso, a minha manchete para o silêncio que vale ouro seria: Cerveró cala e consente.

DE VERMELHO, SEM BLACK
Ontem à tarde, em São Paulo, coisa de 500 manifestantes, portadores de bandeiras e pirulitos vermelhos e estrelados, trancaram por bom tempo a Marginal Pinheiros. Um tremendo transtorno para o já conturbado trânsito da maior capital do Hemisfério Sul. O desfile começou e terminou na mais santa paz. É que, quando há bandeiras e pirulitos vermelhos, não há Black Bloc nas ruas.

MÁQUINA MORTÍFERA
E assim é que, desde que a redemocratização do Brasil começou com Zé Sarney de presidente em 195, o crime organizado saiu das ruas e foi parar dentro do Estado. Como, Fernandinho Beira-Mar comanda o crime chinelão de dentro das celas dos presídios, os sucessores de Zé Ribamar vêm comando o crime organizado de seus gabinetes espalhados pela mortífera máquina pública que nos manda e desmanda.

O VICIADO É O MERCADO
O tiroteio, o bala com bala, a mortandade entre polícias pacificadores armados até os dentes e os traficantes no Rio de Janeiro, são a mais perigosa e desumana guerra urbana. Violência gera violência. O combate ao tráfico só vai ter resultado quando a Justiça for igual para quem vende e para quem compra droga. Sem viciado, traficante não tem mercado.

OS VELHOS TEMPOS
ESTÃO VOLTANDO

Um dos maiores caranguejos da política brasileira - só puxa pra trás - Zé Serra já era e não sabe. Mas é senador da República outra vez. E vai incomodar e muito o governo Dilma-2. E vai incomodar e muito a própria oposição Aécio-2 para a sucessão em 2018.

Em todo caso, ele já começou a fazer estrago dos dois lados. Serra, malgrado sua conhecida murrinha é menos chato que Eduardo Suplicy - o que não chega lá a ser grande vantagem. Zé Serra, se tirar da cabeça que tem que ser candidato a presidente, será um dos melhores quadros do Senado nessa temporada que está apenas começando.

Ele agora está jogando todas as fichas e apostando que Dilma Vana não chega ao fim do mandato. Para ele o que está acontecendo agora no Brasil é "um completo desgoverno" agravado pela crise econômica e pela corrupção deslavada.

Zé Serra comparou ontem o clima atual no país aos tempos de Jânio Quadros e João Goulart. Se você não tá lembrado, dá licença de contar: Jânio foi eleito e pediu as contas com meio ano de governo; Jango passou de vice a presidente e foi tirado cavalo por uma junta militar.

Zé Serra aposta que os velhos tempos estão voltando.