O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de mai. de 2013

Medida Provisória, o AI-5 da Democracia Brasileira

Medida Provisória é uma receita de ditamole que se disfarça de democracia. É tipo assim um AI-5 canhoto que faz que vai pela esquerda, faz que vai pela direita e acaba não fondo pelo meio, se infiltrando na marra por onde o seu editor bem entende e acha melhor.

A medida provisória, qualquer uma delas - e tem sido uma cascata desmedida - é um ato unipessoal do presidente da República. Tem força de lei, sem a participação do Poder Legislativo. Deputados e senadores entram na brincadeira só depois, quando são chamados a discutir a vontade do Palácio. 

Para fingir que não é uma versão multiplicada, abranda seus contornos com a desculpa de que uma MP só é editada em casos de "urgência e relevância, cumulativamente". Quer dizer, tem que ser mesmo urgente e relevante, a um só tempo, sempre.

E por isso, os coveiros da pátria amada e idolatrada, não cansam de matar lá no fundo da alma brasileira a essência da democracia - todo poder emana do povo - para enterrá-la a seu modo e a seu tempo.

E assim, pelo golpe da "relevância e urgência", a democracia vai sobrevivendo, aos estertores, de medidas provisórias; tantas quantas derem na telha dos proprietários provisórios da República que, diga-se de passagem mas diga-se agora antes que seja tarde, estão loucos para nos enfiar goela abaixo uma medida extemporânea que os deixe para sempre no poder.


Digam lá o que disserem, mas das boas cabeças ninguém tira que medida provisória é um AI-5 que se repete às escâncaras numa ditadura simpática, disfarçada de democracia.

No Brasil Dilma da Silva que vem lá dos velhos tempos de FHC, já se esqueceu que uma democracia se baseia em princípios fundamentais e não em práticas uniformes. Hoje, por aqui, medida provisória é mais que uma mania, um vício brutal.

Aqui no Brasil de hoje a democracia serve para que os vícios e os defeitos de uns poucos - que já nem são tão poucos assim - sejam im/postos ao alcance de todos.

Está aí a última MP que não deixa o povo mentir. O Brasil será uma nação sem portos. Eles agora pertencerão aos amos e senhores doadores de grandiosas campanhas eleitorais. 

E viva então a MP da Privatização dos Portos!