O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

2 de mai. de 2013

Que País é Este?


Carlos Eduardo Behrensdorf

Não é de hoje que muitos dizem que a televisão é uma máquina de fazer doidos. É exagero, mas vez por outros mexe com os miolos de quem fica conectado. Pedindo paciência aos leitores, espero que encontrem a conexão neste texto aparentemente desconexo. Vamos lá.

Cascatinha e Inhana formavam uma dupla sertaneja: Francisco dos Santos (Cascatinha) e Ana Eufrosina da Silva (Inhana). Estou falando em artistas da década de 40 em São Paulo. Francisco cantava modinhas, canções e valsas românticas nas festas de família. Aí então chegou um circo na cidade onde conheceu o cantor Chopp com quem formou uma dupla.

Francisco virou Cascatinha, nome de uma famosa cerveja da época. Surgiu a dupla Chopp e Cascatinha que fez sucesso em circos das cidades do interior. Ana Eufrosina também era cantora. Casou com Cascatinha e, chamada carinhosamente de Aninha, virou Inhana. Tempos depois, saiu o Chopp e surgiu a dupla Cascatinha e Inhana.

Este papo furado me ocorreu quando assistia um horário político onde Lula e Dilma esbanjavam alegria, firmeza e esperança pelo que fizeram e farão. O canto era afinado. Meus dois neurônios tentaram, sem sucesso, montar um quadro composto pelo Brasil real, o Brasil da propaganda e o Brasil do futuro. Onde está meu livrinho do Stefan Zweig?
     
Lembro que o escritor austríaco dizia que o Brasil era ou teria talvez a mais importante potencialidade do mundo para o futuro. Se não era isso era quase isso. Em seu livro “Brasil o país do futuro” Stefan Zweig cita o historiador irlandês James Bryce, que também falava na exuberância do nosso país com um entusiasmo alentador:
     
“Nenhum grande país do mundo que pertença a uma raça européia possui semelhante abundância de solo para o desenvolvimento da existência humana e de uma indústria produtiva”.

Quando seremos um país como este?