O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

10 de jan. de 2011

A Gandaia dos Passaportes

Essa gandaia de passaportes diplomáticos para a turma que hoje compõe a elite brasileira - na mais chula expressão nacional - é mais profunda do que aparenta. Dentre os mais de 600 passaportes emitidos pelo Itamaraty, pouco mais de 10% tinham justificativas funcionais. O resto é puro turismo.

Dias antes, de pedir ressrcimento à Câmara pelo dinheiro que gastar em um motel, Pedro Novais, o agora ministro do Turismo de Dilma, solicitara o seu passaportezinho especial que, afinal, ele também não é de ferro.

Essa elite, na verdade, gosta mais lá de fora do que dessa terra que lhes dá pão e mel. Se você não está lembrado, rebusque os meados do governo Lula. Dona Marisa Letícia acabara de conseguir cidadania italiana para ela, seus filhos e afins. Indagada sobre as razões que a tinham levado a requerer dupla cidadania, ela foi lacônica como de hábito: - Quero um futuro melhor para eles.

Lacônica, profunda e politicamentemente sincera, como faz bem a uma "pessoa não comum" que sabe com o quê e com quem está lidando. Daí a 11 caminhões de mudança, foi só um pulo.

A PROPÓSITO...

Marcos Cláudio Lula da Silva, um dos dois filhos de Lula da Silva, o presidente retirante, ironizou no microblog Twitter a possibilidade de devolver o passaporte diplomático que recebeu de mão beijada.


O blogueiro Alexandre Porto sugeriu que Marcos agradecesse e devolvesse o documento. O Lulinha II debochou: “Já está agradecido, agora devolver, só se for o velho... Sem nada escrito, em branco...Saudações!!!”.

Acontece que pouco antes, o filho Número 2 de Lula havia respondido de forma bem diferente a um repórter do jornal Folha de S. Paulo. Sobre a devolução do passaporte ele mentiu: “Vou, aliás nem vi... Devolvo o antigo também, sem nenhuma escrita nele, branco como chegou... Saudações!”.

Agora, a Ordem dos Advogados do Brasil recomendou que os filhos de Lula devolvam os passaportes. Caso contrário, eles devem enfrentar uma ação para que os devolvam por força da Justiça.