O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

24 de jan. de 2016

A PRÓXIMA ATRAÇÃO

Depois de duas dúzias exatas de dias, estou voltando. Azar do Valdemar e do Amaral, o Tal. Minha virada do ano foi em Pelotas, a pátria pequena que tenho no Sul.

Entre alguns poucos encontros com velhos amigos - quase todos amigos velhos, posto que na sua maioria esmagadora todos já chegaram à minha idade - entrei por uma porta do Aquário - o café predileto do Garanhão de Pelotas - e saí pela outra, virgem e invicto.

Não tive tempo para mais do que algumas andanças pelo calçadão da praia, já que por 16 dias andei à cata de quem catasse minha mais incomodativa carótida, a esquerda, lambuzada por anos afio pela gordura dos pastéis de Santa Clara, das frituras dos melhores botecos, da caloria dos uísques sempre três doses acima do nível da Lagoa dos Patos.

Encontrei. E logo me mandei feliz da vida e troncho de saudade desses espaços largos de ampla liberdade de pensamento e expressão que me liga a todos vocês.

De Pelotas a Florianópolis foi um pulo. E lá estive até hoje, num paraíso de paz e beleza, cercado de praias de todos os tamanhos, feitios e temperaturas. O Las Leñas, onde a maciez do entrecot cortado com a colher do garçom, garantiu-me o nível da tal carótida sob controle. Verdadeiro show da vida.

Estou certo que me vai valer a pena ver de novo. É que já estou com saudade de tantos amigos que me trataram tão bem. Mas, daqui em diante, até um novo retorno aos paraísos do Sul, a próxima atração é você.

BRASIL TROPEIRO
O Brasil da Silva chegou a um tal ponto de canalhice, degradação, roubalheira, corrupção e indignidade que nenhum dos três poderes constituídos consegue manter a formação de uma tropa de choque. Em seguidinha ela passa a ser tropa de cheque.

DA ZELITES DOLULA
Jaques Wagner, o trunfo de Dilma Vana para formar dobradinha com o coronel nordestino Ciro Gomes em 2018, é da zelites do Lula: mora num prédio que tem teleférico e píer particular. E você aí, na fila do Minha Casa Minha Vida, esperando que a sua unidade seja desocupada pelo traficante que se aboletou dentro dela.

FIRME, FORTE E LINDA
Ah, coitada! Dilma Vana "estarrecida" criticou neste fim de semana o FMI e se comparou a Getúlio Vargas. Foi numa reunião com o PDT, novo patrão do PT que anda às turras com seu antigo amo e senhor,o PMDB. Pô, se Dilma falou, tá falado. Mas acontece que Getúlio se matou em 1954. Dilma taí ó, firme, forte e linda de morrer.  Isso mesmo, companheiros, firme, forte e linda de morrer.Tá, confesso: de vez em quando eu minto.

NADA A GANHAR
Ciro Gomes, aquele que Lula - porque já sabe que não inimputável -  tirou das brumas e fez renascer das cinzas, não vai poupar ninguém. Vai bater no PT, PMDB, PSDB e até na Marina Morena também da Silva. Quer dizer, depois que Lula mandou esse lazarento levantar, ele vai ser junto com o PDT e Carlos Lupi os únicos que prestam nesse país. Ciro Gomes não tem nada a perder. O Brasil, sim é que não tem nada a ganhar.

DE/CADENTE
A estrela cadente do PT é agora a cauda entre as pernas do cometa PDT. Lula e Dilma são seus astros decadentes. Para onde quer que apontem nasce verruga nos dedos.

TRABALHO FORÇADO
Lula o único honesto do Brasil, segundo o mesmo Lula de sempre, lavou a alma: "O PT tem feito autocrítica de reconhecido seu erros". Ah, tá. Os erros são do PT, seus dirigentes, caciques, morubixabas, tesoureiros, presidentes subalternos e seu presidente de honra são todos uns anjinhos. levando de barato que Lula não esteja mentido, então preciso é que se diga: não basta. O PT e seus erradinhos arrependidos tem que devolver com juros e correção monetária não só os bilhões que os gatos comeram, mas pegar o dobro de 13 anos de trabalho forçado, em regime fechado no sistema penitenciário brasileiro, fazendo o que desfez e tudo o que não fez desde 2002, quando Lula implantou a "estratégia da coalizão pela governabilidade", a lei do "quanto você custa para ser meu aliado".

ANTES
Palavra do vice-presidente do Itaú: O Brasil corre o sério risco de ser a Grécia da América latina". Faz sentido. Mas antes, o Brasil de Lula tocado pela Dilma vai ser a Venezuela.

O QUE FOI?
Falta menos de uma semana para o Brasil entrar em fevereiro, tempo de Carnaval. E o que foi que Dilma Vana governou até agora; que país ela preside?!?

ESPIRITUOSA
Dizem graciosamente os mais bajuladores ocupantes de cabides no Palácio do Planalto que Dilma Vana riu quando viu o meme no qual ela fala sobre estocagem do vento. Eu só queria saber quem foi o intérprete da piada para ela. O cara merece um prêmio: ela conseguiu entender o espírito da coisa.

DESPREZO
Nunca antes na história desse país, o Brasil foi recepcionado com tamanha indiferença nesses seminários que salvam o mundo, em Davos, na Suíça. Esse desdém, esse desprezo foi pior do que xingarem a mãe da gente dizendo que ela é filha dessa, filha daquela; que é filha disso e filha daquilo.

PROVA ESCRITA
E então chegou ao Palácio do Planalto a intimação para Dilma Vana depor na Operação Zelotes. Ela vai depor por escrito. Se prestar depoimento de improviso, ela pega pelo menos 30 anos na ala feminina do Complexo da Papuda.

A TROPA
Os habitantes do Palácio do Planalto acham que o ator Wagner Moura vai "enriquecer" o Conselhão criado para acomodar o governo Dilma. Tudo a ver. O Conselhão tem a cara de uma tropa da Zelite. No fundo, no fundo da Esplanada, a vida imita a arte.

NÃO BASTA SER
Lula da Silva, o Barba, o Brahma, o Metamorfose Ambulante, o Cara - aquele que já permitiu que o chamem de Dilma e vice-versa, é a mais nova versão brasileira da mulher de César. Não basta ser honesto; tem que ser honesto.

O AMIGO DE LULA
O hoje humilde pecuarista Bumlai chamou o amigo Lula para depor como "testemunha". Seus advogados dizem que o único crime do seu cliente "é ser amigo de Lula". Ué, o Paulo Okamoto, presidente daquele instituto ventríloquo de Lula diz que "Bumlai não é tão amigo assim de Lula...". Mas que gentinha bem volúvel essa, né não?!?

100 ANOS
No duro e na batata, a  pena de Marcelo Odebrecht seria de 2 mil anos de cadeia. Vai pegar só 100. E logo estará na rua, gozando o pleno sol da liberdade. É que no Clube do Bilhão, um dedurando os outros, têm 100 anos de perdão.

COSA NOSTRA
Nelson Barbosa é o ministro da Fazenda mais bobalhão da mais recente e mal contada História do Brasil Submergente. Ele só abre a boca quando tem certeza da besteira que vai dizer. Continua defendendo a CPMF como se o rombo nas contas da Dilma fosse coisa nossa e não da Cosa Nostra que se apropriou do Estado.

LULA NA PF:
"Tomei como decisão de honra não interferir na gestão do novo governo". Falando hoje, ele foi o mesmo Lula de ontem que, ao eleger o seu poste iluminado disse que "a partir de agora podem me chamar de Dilma"... Ora bolas, carambolas, o pessoal da Polícia Federal já está cansado de saber como Lula se comporta quando toma uma "decisão de honra". Não é por acaso que ele é o presidente de honra do PT.