O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

14 de nov. de 2009

VASCO - Nem pior, nem melhor!

Sou vascaíno desde 1948. Sei o que é carregar uma cruz nas costas. Pensei que nada se comparava à triste aventura de atravessar a Era Calçada/Eurico Miranda. Tinha pela frente no entanto, pior do que a queda para a Série-B, a trajetória pelo campeonato que arrasou a história do Vasco da Gama.
O Sanatório da Notícia recebeu uma carrada de mensagens baixando a lenha no seu cruzmaltino editor "por menosprezar a Segunda Divisão do futebol brasileiro".

Só para lembrar e a título de suíte, o texto indignatório era o seguinte: "O mais humilhante é o Vasco voltar para a Série-A como campeão da Série-B. Isso não é título que se leve pra dentro de casa".

É aqui e agora que o editor se farda e entra em campo para, sem aquecimento prévio, ir batendo sua bolinha. Seu texto vai entrando pelas beiradas. Marque-o de cima:

Para início de conversa, não há vascaíno que agüente calado um título de campeão conquistado em do América, de Natal. Bolas, como isso, o Vasco se igualou ao Corínthians. Algum cruzmaltino já tinha se visto numa situação tão constrangedora quanto esta?!?

Pra gente continuar com o papo, o que a gente quis dizer aqui no Sanatório é que os Grêmios - de Moisés Pereira, os Botafogos - de Behrensdorf e os Fluminenses de qualquer um, não venham amanhã, ou depois, alegar que se sentem honrados com a chance de disputar a Segunda Divisão, seu destino iminente nesse Brasileirão-2009.

Do Fluminense até se pode entender estertores desse tipo, afinal para quem já andou pela Terceira e virou a mesa, pode-se imaginar que tal vexame seja apenas mais uma nobre experiência. E merecida. Do Botafogo, só o susto que anda passando, já basta para satisfazer qualquer torcedor do Vasco. Do Grêmio, qualquer colorado se encarrega. Ninguém melhor para isso do que Paulo Autuori.

O Sanatório não desmerece a 2ª Divisão, só acha que no futebol, como na Selva Amazônica, as coisas só estão nos seus devidos lugares com cada macaco em seu galho. Bolas! Por genéricas que o sejam! depois dessa vergonheira nunca mais se pode dizer que "Vasco é Vasco; o resto é o resto"! Acabou o encanto, acabou o charme. Ficou só o veneno: o Vasco retorna à elite como o lastimável campeão do resto.

E, então, para fim de conversa: O Vasco não volta nem melhor, nem pior que o resto. Volta - que horror! - igual ao resto.
RODAPÉ - Assim como Nova Iorque e o mundo nunca mais foram os mesmos depois da queda das torres gêmeas, São Janurário e o Vasco, pós-Segundona jamais voltarão a ser o que sempre foram.