O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

3 de nov. de 2009

BOLA GENÉRICA

CARIOCAS SURPREENDEM
Moisés Pereira
De Campos dos Goytacazes

Que o campeonato brasileiro de 2009 apresenta um final inusitado é inegável. A cada rodada temos surpresas. Na rodada que encerrou neste fim de semana foram os cariocas Flamengo, Botafogo e Fluminense os responsáveis pelos resultados que mantiveram acesa a chama da emoção até às últimas rodadas.

O Flamengo chegou pela primeira vez ao G4 ganhando do Santos no Rio de Janeiro. Seria um resultado previsível se não tivesse passado pela defesa de dois pênaltis pelo goleiro Bruno do Flamengo.

O rubro-negro carioca confirma o momento ascendente no certame e garante briga entre os primeiros até à última rodada.

Façanhas, sem dúvida, foram protagonizadas pelo Fluminense e Botafogo. O tricolor das Laranjeiras foi ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro que ostenta a melhor campanha do returno e era o grande favorito.

Tudo transcorria dentro da normalidade com a vitória parcial do Cruzeiro por dois a zero. No segundo tempo, o tricolor voltou determinado e virou o jogo com Fred, agora, aparecendo no campeonato e marcando dois gols diante de umCruzeiro estupefato perante seus torcedores.

O Fluminense continua fadado ao descenso, mas trouxe uma tênue esperança a sua torcida enquanto as últimas vagas não se resolvem definitivamente.

Já o Botafogo foi ao Sul para uma parada torta contra o Internacional.Também azarão surpreendeu com um gol de falta de Juninho, sempre ele, logo no início do jogo e segurando o resultado até o final, distanciando-se da degola e afastando o Internacional na disputa pelo título e inclusive deixando-o fora do G4.

Vimos um Botafogo organizado e taticamente bem definido controlando o jogo diante de um Inter ridículo, sem rumo, coroando uma temporada em que se esperava muito mais dele. Aliás, eis um caso que merece uma análise mais profunda, o que faremos oportunamente.

A rodada ainda reservou a boa vitória do Atlético Mineiro de Celso Roth em Goiás, o empate do Palmeiras no clássico com o Corinthians. Neste jogo ressaltem-se os dois gols de Ronaldo e os gols de zagueiros do time pragmático de Muricy Ramalho.

O São Paulo obteve uma vitória escassa diante do Barueri, o suficiente para dividir a liderança com 58 pontos com o Palmeiras perdendo no saldo de gols.

E pra não dizer que não falei de desvios psicológicos continua a síndrome do time de Autuori quando joga fora do Olímpico. Derrota de dois a zero para o Santo André foi só a seqüência das derrotas tricolores como visitante.