O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

13 de nov. de 2009

República da Esperteza

DEGRADANTE - O mais humilhante para a história do Vasco da Gama é voltar para a Série-A como campeão da Série-B. Isso não é título que se traga para dentro de casa.

MALAS PRETAS E BRANCAS - É muito cômodo para a crônica esportiva deixar que a torcida chame o árbitro de ladrão. NessA baba de futebol que se salva apenas pelo regulamento eletrizante, os apitadores são meros carregadores de malas. Fica mais fácil achar que as falhas gritantes são apenas técnicas e não de fundo moral.

JOGO DE CINTURA - Lá no Supremo Tribunal Federal deu empate de 4x4 no clássico caso Cesare Battisti. O apito final está na boca do juiz Gilmar Mendes. Ninguém fala em mala. Lá a toga é que é preta.

APAGÃO NO SALÃO - O poste de Lula do Brasil Da Silva saiu da moita. Vociferou que não disse o que tinha dito e chamou todo mundo de burro. Botou a boca no trombone e remendou agora que "apagão sempre pode existir". Mas, como sempre, sargenteou contra FHC: "Racionamento como em 2001 não vai existir... Racionamento é barbeiragem". Assim é que ficam todos sabendo: a barba já foi feita por FHC. Faltava só cabelo e bigode.

PERNAS CURTAS - Esse apagão apagou a chama de Dilma Roucheffe como "grande administradora" com a qual os marqueteiros, apóstolos do grande mestre vinham torrando a paciência da população brasileira. O apagão queimou a língua de muita gente boa. No dia 29 de outubro, no programa da Radiobrás Bom dia, Ministro, a Mãe do PAC e poste preferido de Lula para 2010 balaqueou: “Nós também temos uma outra certeza, que não vai ter apagão. É que nós hoje voltamos a fazer planejamento”. Bem antes, no mês de março, ao comentar a inauguração do terminal de gás natural liquefeito, na Baía de Guanabara, Lula gargarejou cheio de si: “Podemos dizer ao povo brasileiro que nós não corremos risco de apagão em hipótese alguma no Brasil”.

CRUZES, O SINAL! - O apagão veio como revolta da natureza. Deus não gostou nadinha quando Lula botou seu filho Jesus com Judas no mesmo saco. Na verdade, Deus só mostrou que entregar o sistema "interligado" para os afilhados de Sarney, era persignar-se com o sinal da incompetência, da insensibilidade e do descaso para como País. Cruzes!

OS DONOS - Do alto de seus super-poderes Lula pode até tentar contestar os desígnios naturais do Pai de Jesus, mas não pode esconder de ninguém que a administração e condução do sistema energético interligado é obra e graça de Dilma com o clã Sarney. Proprietários de fato da Eletrobrás - que neste período realizou apenas metade dos investimentos que deveria cumprir no setor - Dilma Roucheffe e o grupo Sarney, súditos do grande mestre, são donos absolutos do glorioso blecaute.

FOI VOCÊ! - Você viu só o jeito que Dilma Roucheffe reapareceu para falar sobre o apagão?!? Acho que ela estava braba com você. Pelo que se notou, ela acha que a culpa é sua. Dela é que não é. Bota essa dona de presidente, bota.

NÃO, FREUD, NÃO! - Mas o pior de tudo nesse troço de apagão foi que lá num evento sobre meio ambiente, na Amazônia, Lula pespegou uma citação que só ele ouviu Freud dizer: "Eu já disse várias vezes: Freud dizia que tinha algumas coisas que a humanidade não controlaria. Uma dela era as intempéries”. Rapaz!!! Um dia, Lula do Brasil Da Silva ainda vai ter tempo e saco para ler Sigmund... E aí é que mora o perigo!

FIM DE PAPO - E, desmentidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que descartou qualquer possibilidade de que o apagão tenha sido em razão de raios e trovoadas, os apóstolos do mestre Lula foram ao seu encontro. Terminada a reunião, Lobão do ministério de Dilma e Sarney nas Minas e Energia, resolveu o maior apagão dos últimos tempos no Brasil, falando para os jornalistas com a voz do dono: - Apagão é assunto encerrado. Não se fala mais nisso!

BENGALADA - Lula do Brasil Da Silva já bateu o martelo. E foi na cabeça dos aposentados. O aumento dos velhinhos será o que ele quer que seja e pronto. Aposentado e pensionista não são, nem nunca serão o que é para Lula um bolsa-família desses que não trabalham, nunca trabalharam e nem querem trabalhar, para ganharem - como eles ganharam - 10% de mão-beijada. Em 2010, enfie sua bengala na urna.

DUAS LEGIÕES - A legião de aposentados e pensionistas, com seu grupo de afinidade, é maior que os 15 milhões de bolsa-familiares ociosos que garantem a popularidade em qualquer pesquisa. É só botar isso nas urnas e está pelada a coruja!

TERCEIRO MANDATO - Sem Plano-B para o fracasso de Dilma Roucheffe como figura popular que patina nos mais de 40% de rejeição em qualquer consulta de opinião, Lula do Brasil Da Silva avalia com seu ego o tipo de estratégia para consumar o terceiro mandato. Embora despótico, não quer parecer antidemocrático. E esse é o seu único e grande dilema. Mas, tem toda a estatura para repetir o simpático ditador Getúlio Vargas. Só não vai chegar a ser um perfeito Peron brasileiro, porque nem em casa nem na Casa Civil, suas musas chegam aos pés de Evita e Isabelita. Peron à meia-boca, Lula já é.

A DITADURA DO VOTO - Lula e seus apóstolos conseguiram consagrar o voto como o pior lado da democracia. O que sempre foi tido e havido como a arma do povo contra os delinqüentes da política, hoje é apenas um instrumento para proteger os que se apropriam indevidamente da coisa pública. O voto vem em forma de referendo popular, de plebiscito; vem com a máscara do segredo, vem com a marca da cooptação, da troca, do toma lá-dá cá... O voto hoje não vale nada. É apenas o salvo-conduto para os que mandam e desmandam no país.

SEM EFEITO COLATERAL - Audálio Dantas, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e ex-deputado federal, lança dia 28, na Livraria da Vila, na Alameda Lorena, o livro "O Menino Lula - A história de uma infância sem alegria". Esse, se for capaz, Lula pode ler sem medo de ter azia.