O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

15 de nov. de 2009

REPÚBLICA DA ESPERTEZA

Faltam duas semanas, menos um dia, para as eleições em Honduras. Manuel Zelaya continua chefiando a Hospedaria Brasil Da Silva, em Tegucigalpa. Este será seu mundo até que o novo presidente hondurenho assuma. No dia seguinte, Zelaya vai continuar com seu chapelão de caubói, seu colete de couro e cuecas idem, prontas para lavar os dolares de sua sociedade com babacas como Hugo Chávez e figuras ridículas como Celso Amorim que é alvo de chacota aqui, em Caixa Prego, na OEA e na ONU. Em Honduras, ninguém fala nele. Nem em Zelaya.

Depois da peremptória declaração de Edison Lobão - A Voz do Dono, de que foi a intempérie que causou o apagão, dona Dilma Roucheffe já pode, agora sim, basofiar sem medo de errar: "Nunca mais teremos apagão neste país"! Todo mundo sabe que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

Cá pra nós, mas em matéria de apagão, até agora ninguém sabe quem sabe menos sobre o microincidente energético: Lula, Dilma, Genro, Lobão ou a oposição em peso. E ninguém foi perguntar coisa alguma para o Caetano Veloso, nem para o Paulo Coelho.

Além da humilhação insíntrica, uma coisa ainda está doendo profundamente no orgulho dos vascaínos: ser campeão da Série-B... E a duras penas.

Battisti faz greve de fome e envia carta a Lula. Só um poquinho aí: a) por quanto tempo essa greve? b) a carta foi em mãos? c) quem vai ler?

Fifa suspendeu Diego Maradona do futebol por dois meses. Foi por causa das frases ofensivas que dirigiu aos jornalistas quando conseguiu a classificação para a Copa do Mundo. A Argentina agradece, mas acha pouco.

Resta aos torcedores argentinos a expectativa de que Maradona volte a dar entrevistas antes da Copa na África. Como daquela cabeça não pode sair mais nada do que lhe escorre pela boca, esta é uma boa perspectiva de que ele seja afastado definitivamente do futebol. Única chance de um bom desempenho para a seleção da Argentina.

Não é por nada, mas o futebol do Uruguai anda tão confuso que ele só tem uma saída para organizar melhor a sua seleção: contratar Diego Maradona como técnico.

Semana passada, autoridades sanitárias da Venezuela, informaram ao Ministério da Saúde do Brasil que há 30 ianomanis com gripe suína na Amazônia. Ninguém alertou que os índios são brasileiros.

Uma coisa não se pode negar: o governo Lula é bem relacionado na vida. Lula, Edison Lobão e Dilma Roucheffe, diante do apagão, não titubearam: terceirizaram o problema, entregando-o nas mãos de Deus. Isso não causa nenhuma surpresa. Um cara que bota Cristo e Judas no mesmo saco, tem que se dar muito bem com o Pai do Universo.