O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

16 de nov. de 2009

DE EXTRADIÇÂO, DISTRAÇÃO E APAGÃO...

Foto: R. Stuckert/PR
Lula, do Brasil Da Silva, estava por acaso neste domingo lá pela Itália. Sem outras coisas para fazer, se encontrou com Massimo D’Alema, ex-primeiro-ministro italiano e líder do Partido Democrático, de esquerda. D’Alema - depois de trocar segredos de liquidificador com Lula, falou para os jornalistas que para o presidente brasileiro o caso Cesare Battisti está nas “mãos do Judiciário”. D'Alema buzinou no ouvido de Lula a sua posição e a de seu partido que, casualmente, coincide com o que pensa toda a Itália: a favor da extradição. Lula não tá nem aí. Desempenha com perfeição o papel de um presidente legal.

Não se iluda, o sorriso público de Dilma Roucheffe é plástico. Íntramuros ela continua botando os cachorros em todo mundo. Até mesmo aqueles tradicionais cabos eleitorais de luxo que podem tanger seus currais eleitorais levam o tradicional chga pra lá da ditatorial apóstola de Lula do Brasil Da Silva. Se já tivesse em mãos e na cabeça, Lula lançaria agora mesmo o Plano B para 2010. Como não tem, o terceiro mandato deixa de ser apenas uma idéia.

O irônico da candidatura da mãe do PAC, poste preferido de Lula para 2010 é que, muito mais do que bater de frente com FHC, esse governo combateu o regime militar. Agora quer impor uma sargentona na presidência da República.

Nesta quarta, Gilmar Mendes decide se tem medo de Genro - o Tarso de Lula na Justiça. Está nas suas mãos o destino de Cesare Battisti - o criminoso condenado à prisão perpétua na Itália, sob a luz do Direito romano - uma das bases mais sólidas dos códigos de justiça no Brasil.

Dilma Roucheffe tem sorte. Os mais de 40 chefes de Estado que se reuniram para preparar o encontro de dezembro, em Copenhague, onde e quando o mundo vai debater o clima, chegaram à conclusão de que não deve sair da Cúpula um documento definitivo sobre as mudanças climáticas. Assim é que o pessoal vai para lá cupular, cupular, cupular sem chegar a coisa alguma. Sorte de Dilma, pois - apesar de todo o aparato, equipamento e instrumentalização do governo colocados na sua bolsa Kelly para assuntos aleatórios - ela mal seria ouvida, porque a heroína brasileira reconhecida mundialmente em assuntos de meio ambiente, se chama Marina Silva. Em Copenhague a turma ia ficar cupulando e andando para o que a desconhecida enviada de Lula iria dizer ou fazer. O banho fica pra depois.

O governo de Goiânia acaba de montar uma operação limpeza contra pedintes de outras cidades. Pronto, resolvido o problema: mendigo, agora, na capital de Goiás, só com certidão de nascimento registrada em cartórios locais. Não demora nada, vem aí a carteirinha de mendigo.

Semana passada, num dos intervalos de almoço em horário de expediente da Casa Civil, Dilma Roucheffe radicalizou num encontro em Guarulhos com prefeitos petistas, e botou na mesa a sucessão em pratos limpos: “O que se jogará no ano que vem é o confronto entre dois Brasis. O que terminou em 2002 e o de 2009 e 2010″. O poste preferido de Lula para 2010, evidentemente, falava da campanha eleitoral para o próximo ano que já começou. É que os tucanos não são DEMOníacos, do contrário estariam dando risada. O Brasil, desde 1500 é um só.