O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

13 de nov. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

Sardana em Barcelona
Carlos eduardo Behrensdorf
De Barcelona

A dança mais conhecida da Catalunha é a Sardana, de Empurdà, ao nordeste, possivelmente de origem grega ou púnica. Dança-se com os dançaires (dançarinos) unidos pelas mãos, formando um círculo. A música toca uma cobla, um conjunto de músicos que tocam instrumentos principalmente de sopro, como a tenora ou o flabiol.

Os passos da dança são contados e depen-dem de cada sardana. Por isso em cada círculo há alguém que indica as mudanças de passos. Para que tudo dê certo é preciso saber quantos são os passos dados, os que faltam e o compasso da música.

Diz a Historia que a Catalunha tem muita relação com Cuba desde o século XIX.

Registra-se que grande parte da burguesia cubana que se exilou em Miami, depois da Revolução Socialista de 1959, era descendente de catalães.
Também muitos catalães foram marinheiros nos navios que lutaram durante a Guerra de Independência de Cuba. Na Catalunha há dois tipos de música com influência cubana:

La Habanera, que é cantada em Empurdà com acompanhamento de acordeão e violão, e que fala de pescadores ou de amores com mulatas durante a Guerra;

a rumba catalã, própria dos ciganos do bairro de Gràcia, em Barcelona, e que é o mais parecido à música latino-americana que existe na Catalunha.
Pois bem, aproveito para dizer que quando passei por Barcelona em outubro último, tive a sorte de ver o povo dançando sardana na Praça da Catedral. Velhos e moços, homens e mulheres de todas as idades em plena harmonia de mãos dadas dançando sua música em sua terra.
Os músicos eram aplaudidos ao final das execuções e também saudavam os dançarinos. Vá confraternizar assim lá em Barcelona. E como sempre ocorre nessas ocasiões, nos intervalos quem não dança, conversa ou tira fotos. Foi o que eu fiz. (Texto e fotos de Carlos Eduardo Behrensdorf, Barcelona).