O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

23 de mai. de 2014

A Síndrome

Não se preocupe e nem espere aquilo que o governo pode fazer por você; tenha medo do que o governo pode fazer com você!

Sabendo, ainda que meio de leve, que precisa esperar sentado o que o governo pode fazer por ele, e que deve, na realidade, temer o que o governo pode fazer com ele, o brasileiro sempre que pode se agarra com unhas e dentes a essas coisas que atendem pelo nome de Organizações de Defesa do Cidadão no Brasil.

E sabe lá você, meu caro brasileiro, o que isso quer mesmo dizer? Pois, organizações de defesa do cidadão são aqueles organismos, instituições, entidades, empresas e o escambau - sejam coisas públicas,  privadas ou invencionices da sociedade civil - que se dedicam a defender e orientar o cidadão - você! - na defesa de seus direitos e no cumprimento de seus deveres, sejam quais forem as dimensões da cidadania.

O detalhe é que hoje o Brasil, meu caro cidadão brasileiro, tem sobrenome, é o Brasil da Silva e cidadania é só uma logomarca absolutamente banalizada nessa republiqueta de bananas.

Em todo caso, como o governo, com todas as suas emperradas máquinas de poder - Executivo, Legislativo e Judiciário - não merece a sua confiança, deu-me na telha de relembrar aqui, os mecanismos com que a gente pode e deve contar na hora do aperto.

Mas, não vá muito atrás do Papa Francisco - "Bota fé!" - afinal, ele é argentino e decerto já providenciou para que aquele antigo Deus brasileiro saiba que o Brasil em tela é o Brasil da Silva e não mais aquele de sempre, simples, tropical, abençoado e bonito por natureza.

Eis aí, pois, a título de colaboração com a sua indignação pelo que não vê de saída honrosa ao seu redor, o mapa da mina das organizações de defesa do cidadão.

Vamos por partes. Primeiro, os Órgãos Públicos: Defensorias públicas, Ministérios públicos, Comissões dentro das Assembleias Legislativas e do Senado Federal, Juizados especiais, Procon, Ouvidorias e similares.

Entidades privadas e associações civis: ONGs e OSCIPs diversas e dos mais variados tamanhos e feitios, Associações do mesmo quilate, Fundações e Institutos, Sindicatos - milhares deles, com ou sem centrais - Grupos de interesse específico, Grêmios de diversas colorações e, pasme, meu caro brasileiro!, Partidos políticos.

Pronto, aí estão os seus mecanismos de defesa, meu prezado cidadão brasileiro cansado de saber que do governo nada pode esperar que não seja um cargo de cabo eleitoral ou uma Bolsa Família para bem votar.

Apele para um desses organismos e pronto, já não terá mais nada a temer do que o governo possa fazer com você. A menos, é claro, que o organismo esteja contaminado pela Síndrome do Vírus da Silva.