O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de dez. de 2010

Poltrão também envelhece

O deputado maranhense, Pedro Novais - apadrinhado de Sarney, devolveu dinheiro do motel à Câmara. Seu chefe de gabinete disse que o vetusto deputado verificou erro "da inclusão indevida da nota fiscal e ressarciu o valor de R$ 2.156 aos cofres da Câmara". Pois bem, Pedro Novais é o ministro do Turismo escolhido por Dilma.

O que se estranha aqui, não é que tenha usado o dinheiro público para dormir em um motel - isso os políticos fazem à toda hora;

o que se estranha aqui, não é que Dilma o tenha escolhido a dedo para seu ministério - nisso, o governo Lula sempre foi pródigo, justo esperar-se o mesmo da primeira-presidenta;

o que se estranha aqui, não é que o velho Novais agora tenha devolvido a grana aos cofres da grande casa de tolerância nacional - esse tipo de sacanagem é pra lá de conhecido nas melhores casas do ramo... O que se estranha é que o membro do baixo clero federal tenha 80 anos de idade e ainda se preste a esse tipo de gandaia.

Claro que ninguém estranha que um poltrão também envelheça; mais evidente ainda é que ninguém estranhe o fato de que um biltre se disponha a pagar com moeda pública a quantia de R$ 2.156 para dormir uma noite bem dormida. Literalmente é isso: o pulha pagou caro para dormir. Quando acordou, já era tarde. Tinha passado até aquela dorzinha incomodativa nas costas, na coluna invertebrada.

Estranha-se também que até agora não tenha sido registrada a devolução de um exemplar da terceira dentição esquecido dentro de uma taça de champanhe ou coisa similar cheia de comprometedoras impressões digitais.


INVEJA
Esse atraso de fim de ano nos aeroportos brasileiros é pura inveja das nevascas nos Estados Unidos e na Europa. É que o Natal sem neve no Brasil não poderia passar em brancas nuvens.

OUTRA COISA
Cá pra nós, mas as consequências da ameaça de greve dos aeroviários brasileiros não chegaram nem aos pés do efeito que as nevascas causaram nos terminais aéreos europeus. Festa de fim-de-ano no primeiro mundo é outra coisa.


NA MANHA
Tiririca já está com pose de rico. Mal deixou de ser palhaço para ser humorista e já arrumou uma pedra na vesícula nesta virada de ano. Pronto, pegou a manha: a vesícula é uma boa pedra no controle de frequência em futuras comissões legislativas.

ANO VELHO
Para Lula, tudo velho no ano novo. É apenas o primeiro dia de sua campanha para 2014.

MORBIDADE MINEIRA
Chegam a 10 as mortes causadas pelas chuvas em Minas Gerais. Podem pensar o que quiserem, mas a natureza jamais vai alcançar o índice de mortalidade que os mineiros atingem com os acidentes em suas estradas.

ISONOMIA
As 17 favelas do Complexo do Alemão estão mais tranquilas agora que vivem sob a guarda de tanques, metralhadoras, coturnos, rifles de alta precisão... Para acabar com o tráfico e com o crime organizado de rua, só falta agora o Exército ser instalado nas outras mais de mil favelas cariocas. Isso, para o Rio de Janeiro... São Paulo a esta altura, está morrende do inveja. Logo vai querer que o governo Dilma lhe conceda isonomia em matéria de segurança pública.

CRIMES ORGANIZADOS
Maria Gabriela Pavlópoulos Spaolonzi, juíza da 13.ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal de Robson Marinho, nada mais nada menos do que conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ele é suspeito de receber propinas da Alstom, uma empresa que usa o idioma francês. A decisão judicial pega no pé de outras dez pessoas físicas e de uma empresa. É disso que a gente está falando: o crime organizado de rua não chega nem perto do requinte habitual do crime organizado estatal.

DITATORIAL
Um governo que se vale do expediente coercitivo e ditatorial de uma Medida Provisória - apelido dos Atos institucionais modernos - não pode autoproclamar-se democrático.  Imagine então o que foi mesmo o governo Lula que usou e abusou de milhares dessas medidas...

O FATOR CANALHA
Uma das "heranças malditas" de FHC que Lula nunca abominou foi o canalha Fator Previdenciário. O já então aposentado Fernando Henrique alegou que o "trabalhador que se aposentava com 50 anos era um vagabundo". Dizia isso porque tinha 52 risonhas primaveras e se julgava um cidadão acima de qualquer suspeita para aplicar o golpe nos velhinhos.

Lula pode ter inventado de tudo, até um poste, mas não inventou, portanto, o delituoso e escorchante Fator Previdenciário que rouba os ganhos e os direitos de quem se tornou inativo com mais de um salário mínimo mensal. Lula apenas o aprimorou, com inacreditável requinte de maldade, marca registrada daqueles que pertencem à elite.

QUEM PODE, PODE
O Minha Casa Minha Vida está para o apartamento de Lula em São Bernardo, como o tratamento de linfoma no Sírio-Libanês está para o atendimento do SUS ao câncer do pobre trabalhador brasileiro. Elite é outra coisa.

ENTREGA
É bom lembrar a Lula e dona Marisa Letícia que os cartões corporativos são do governo. Essa outra gostosa "herança maldita" de FHC que Lula não execrou é só para quem está na ativa. Dia 1°, depois das 14h, seu uso pode virar estelionato. A devolução é obrigatória.