O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de ago. de 2013

Boca aberta!

Perdoem a sacrossanta ignorância, mas eu sempre fui meio muito travadinho em questões de economia, finanças e essas guloseimas sonantes que rondam o bolso da gente. Mas, por favor, me expliquem como é que a gente faz essas contas. Vamos por partes.

O governo todo santo dia diz que a inflação mensal é de zero, vírgula, uns quebrados. Aí eu fui ao Dieese virtual e consultei os preço da cesta básica no Distrito Federal em agosto de 2011, de 2012 e neste refestelado 2013. E dei com os bofes no seguinte:  Agosto de 2011 - Cesta Básica DF = R$ 244,24; agosto de 2012 - Cesta Básica DF = R$ 274,63; agosto de 2013 - Cesta Básica DF = R$ 386,71... Fiquei de cara no chão. Alguém está me passando a perna.

Peguei a cesta brasiliense deste mês, R$ 386,71 e diminuí R$ 244,24... Deu, nada mais e nada menos do que R$ 142,47 de diferença. Se isso é inflação anual de 5 ou 6% como o Mantega diz à toda hora, eu juro que passo esse cara no pão e dou pro papagaio do vizinho comer.

Ah sim, a ministra Miriam Belchior, quase viúva do prefeito petista morto e mal sepultado, Celso Daniel, anunciou nesta quinta-feira deste mês do desgosto que o governo fixou em R$ 722,90 o salário mínimo para o ano que vem. E ainda explicou que a dádiva foi estabelecida com base numa inflação de 6,6%.

Lá na página do Dieese está para quem quiser ver e gostar que hoje o salário mínimo do brasileiro, pelo que diz a Constituição de 1988, deveria ser de R$ 2.892,47. Não, nem eu e nem vocês estamos de boca aberta. A gente é boca-aberta!