O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de jun. de 2013

A CARA DA FAMÍLIA
Mesmo criticado Hulk deve ser mantido por Felipão na Seleção da CBF. Cá pra nós, o futebol de Hulk é a cara da nova Família Scolari. Se alguém espera beleza brasileira na Copa das Confederações, pode ir tirando o Felipão da chuva.

MST GANHA DOS ÍNDIOS
Em São Paulo, o MST dá um banho de bola nos índios terenas. Em 48 horas os integrantes do Movimento dos Sem Terra - que nunca plantaram um pé de couve - invadiram cinco fazendas. São cerca de 600 militantes. Sabem o que eles estão querendo? Que o governo transforme as terras invadidas em assentamentos. Ninguém fala nada em plantar batata ou coisa assim.

DITABRANDA
A mais nova garra mostrada pelo governo vem das mãos da ministra Gleisi Offmann, a que desenfurnou de Furnas para ser chefona da Casa Civil de Dilma. Ela quer fazer com a Funai o que nem os governos militares fizeram: enfurnar a Funai. Passar a demarcação de terras no Brasil para os senhores de engenho. O golpe é denunciado em uma carta aberta que começou a circular nesta segunda-feira.

A carta é assinada pelo jurista Dalmo Dallari, da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e muitos conhecidos nomes ligados à defesa de direitos humanos e diz: "A atitude do governo federal de desqualificar, através da Casa Civil, os estudos antropológicos desenvolvidos pela Funai e que servem de base aos processos administrativos para efetivar as demarcações das terras indígenas, gerou uma insegurança jurídica para os interesses dos povos indígenas no Brasil".

Para os assinantes da carta, a forma como será resolvida a questão indígena "dará o tamanho da régua que apontará a medida da evolução democrática de nossa sociedade". Se você pensa que Dilma e Gleisi ficaram meditabundas com esse protesto, estão redondamente enganados. Ditabranda é assim mesmo: uma ditadura cheia de simpatia e riquefafes. E, no mais das vezes, exercida por medidas provisórias e golpes bruscos no próprio arcabouço da máquina pública. Basta acabar com um organismo vinculado e pronto. A Funai hoje se encontra em estado terminal.