O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

10 de set. de 2008

UNIVERSIDADES E UNIVERSIDADES
O título destes três tópicos é do Sanatório de Notícias. O texto, publicado no Jornal do Comércio de ontem é do gaúcho cobra-criada em Brasília, Cassiano Sampaio, jornalista da Agência Texto Final, produtor cultural e integrante da equipe Globo News.


PIORES UNIVERSIDADES GAÚCHAS
As quatro piores universidades gaúchas são privadas, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (Mec). Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Uri) foram as piores colocadas do Rio Grande do Sul. Elas ficaram abaixo da média das 176 instituições avaliadas pelo IGC. A pior foi a Urcamp, que está entre as 25 piores do País. A melhor do estado no ranking nacional foi a Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa), em quinto lugar, como muitos já sabem. Entre as 25 melhores do Brasil, também estão a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (8ª) e a Universidade Federal de Santa Maria (23ª).

CENTROS UNIVERSITÁRIOS PRIVADOS
Em outro ranking, cinco centros universitários gaúchos provaram que nem sempre o ensino pago é ruim. Ritter dos Reis (10º), Feevale (13º), Franciscano (15º), Univates (20º) e La Salle (25º) - todos privados – entraram no “pelotão de elite” do ensino brasileiro. Apenas o Centro Universitário Metodista (61º) ficou mal posicionado.

AGROTÉCNICA DE ALEGRETE
No terceiro ranking, outras 1.527 faculdades, institutos e escolas, foram avaliados. A Escola Agrotécnica Federal de Alegrete foi a quinta melhor no geral. A pior colocada do estado, foi a Faculdade Luterana São Marcos, em milésimo centésimo octogésimo quarto lugar. Só existem 343 em pior situação do que ela.