O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

7 de set. de 2008

NA CIDADE DAS ESMERALDAS
Volta e meia me dou conta de que moro na Cidade das Esmeraldas. Os traços do destino me fizeram vizinho do Maravilhoso Mágico da Terra de Oz. Tenho certeza de que Brasília é apenas o codinome de Esmeraldas e que Brasil não passa de uma hodierna superprodução do mundo do faz-de-conta.

Vivo numa cidade fantástica, povoada por animas sociais de todos os quadrantes e dominada por bruxas malvadas. O mágico é um macaco velho, principal atração de um enorme circo; um ilusionista inimitável que foi desviado das máquinas de metalurgia que fabricavam homens de lata e caiu – não de um balão desgovernado – mas de um notável pára-quedas-51 na capital da Terra Maravilhosa.

Vivo sim senhor, na Cidade das Esmeraldas, lugar onde o maravilhoso mágico faz milagres até mesmo quando não precisa se fingir de feiticeiro, cheio de truques, para enganar as bruxas que o sobrevoam.

Tomara que a história que hoje compartilho com todos os moradores desse reino encantado tenha, amanhã, um final tão bonito e tão menos triste do que aquele que foi dado à Terra de Oz: o mágico tenta voltar à realidade, mas por acidente, parte sozinho num novo balão.

Que todos os deuses e espantalhos queiram que ele não volte no próximo enredo, com sua ronronante gatinha Eureka, para protagonizar novas aventuras nesse sítio formidável. O maravilhoso mágico vai descobrir que esse paraíso já não será nada mais do que um pré-salgado submundo besuntado pelo petróleo que jorra das profundezas da imaginação.