O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

16 de fev. de 2014

HAI-KAI
Cadê avanço? / Direita e Esquerda / É puro ranço.

DILMA, A RANZINZA
E LULA, O SORRIDENTE

Todo mundo sabe que Lula mantém um governo paralelo em São Paulo. Fica bem ali, onde ele instalou o seu Instituto Lula, uma central  de fisiologismo e lobby, com jeito de lavanderia geral. Ali se lava de tudo, até roupa suja. O lugar substitui o antigo escritório que Rosemary Noronha dirigia para Lula, com pose de primeira-dama da Série-B da Presidência da República.

Agora, o blog de Cláudio Humberto, o Bateu-Levou do Brasil em tempo de Collor, diz que Lula afaga os políticos que se aconchegam no seu instituto para se queixar da neurastenia de Dilma Vana, dizendo-lhes com o seu humor mais aquoso que "Dilma precisa arrumar um namorado".

Ora, de Lula não se poderia esperar nada melhor nem mais íntegro e decente do que repassar para os choramingões desencantados a própria experiência de sua vida de galante e contumaz cortejador de damas carentes que estejam mais à mão. Se Dilma Vana é ranzinza e rabugenta porque "precisa arrumar um namorado", a gente agora já sabe porque Lula anda por aí sempre tão sorridente e feliz da vida.

TRISTE FIGURA

Eduardo Suplicy, o senador gagá, defensor dos black blocs, homem capaz de vestir cuecas vermelhas por cima das calças e desfilar pelos corredores do Congresso, sem mais o que fazer agora bate boca com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. E, uma vez mais, sua batalha é inglória e sem noção. Ele defende a vaquinha eletrônica dos mensaleiros que sempre o relegaram a um segundo plano dentro do próprio Partido dos Trabalhadores.

O ministro Gilmar quer que ele faça uma vaquinha para ressarcir os cofres públicos do rombo de milhões que os mensaleiros abriram durante o governo Lula sob a chefia de Zé Dirceu. O senil e já prescrito senador, mais uma vez, é capaz de não deixar o cavalo passar encilhado por perto dos holofotes da mídia. Suplicy não está sabendo envelhecer. É apenas um cavaleiro de triste figura.

CAMPOS, O VASCO DE LULA

Quem acompanha a politiquice que vem achincalhando o Brasil, já viu que oPT parou de confrontar o governador pernambucano Eduardo Campos, dono do PSB. É que petista não é bobo e sabe que lobo não come lobo. Não come lobo, mas traça até a vovozinha.

A facção que, embriagada pelo poder, dirige o país há quase 12 anos, está pra lá de "desconfiada" que seu presidente de honra, Lula da Silva, manobra para pegar o lugar de Dilma Vana ainda nesse outubro vermelho que nos espera.

Como sabem que Eduardo Campos é o Vasco da Gama de Lula - vice garantido desde sempre - os lulistas pararam de cutucar o proprietário do PSB porque cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Quem está sendo frita é Dilma Vana. Quem sabe daí sai a canja que Lula da Silva vai servir aos velhos companheiros bons e batutas.

LULICE À FLOR DA PELE
Naquela história de procurar Lula da Silva no instituto-sede do governo Série-B da República de Dilma, os políticos queixosos do gelo que a president@ lhes dá, acabam conseguindo - por influência do "Barba" - tudo quanto lhes é negado pelo Palácio do Planalto. Dilma, sempre enfermiça e intratável, diante dessas futricas subterrâneas, passou do costumeiro estado de irritação para o nível de nervos à flor da pele. É uma espécie de urticária de rabugice.

VAQUINHA DE DIRCEU
Entrementes, a vaquinha da filha de Zé Dirceu já arrecadou mais de R$ 300 mil. Coisa de um terço da multa de quase um milhão de reais que ele precisa pagar ao Supremo para o Fundo Penitenciário. Está pra lá de tranquilo, isso é bem menos do que o partido pode lhe garantir antes que a porca torça o rabo para que não tenha que meter a mão no bolso e, mais adiante, ter que explicar ao Leão da Receita de onde saiu tanta grana des/lavada.