O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de fev. de 2014

14 ANOS DE CHAVISMO
QUEBRARAM A VENEZUELA

Com a economia completamente apodrecida pelos 14 anos de socialismo ditatorial de Hugo Chávez, a Venezuela perdeu até a sua própria identidade quando passou a ser proclamada como República Bolivariana. 

Hoje, nas mãos duras e pernas frouxas de Nicolás Maduro, a Venezuela não sabe sequer o que fazer com as suas formidáveis reservas de petróleo. Elas não servem para nada. 

Os venezuelanos não precisam de gasolina barata, pois não têm para onde ir e vir dentro do próprio país; não tem sequer onde comprar caixas de sapato para empilhar notas de dinheiro, já que precisa mais de 3 mil bolívares para comprar um dólar americano.

E se encontrar caixa de sapato, não tem sapato para comprar, nem comida, nem qualquer mercadoria essencial ou supérflua. Hoje a Venezuela está à beira de um ataque de nervos. Está em plena ebulição. 

Já estão acesos os pavios dos barris de pólvora que hoje substituem os de petróleo numa guerra intestina em movimento. 

E o Brasil aqui, calado. Lula, o grande fã de Hugo Chávez e grande conciliador mundial de nações em beligerância não moveu um músculo da cara na direção de Nicolás Maduro; não foi capaz sequer de ter a ousadia de telefonar para lhe dizer "estamos juntos nessa!"... 

E Dilma Vana, então, nem se fala; ela não fala. A última vez que esteve com Maduro foi para consagrar o presidente na marra desse Venezuela caindo aos pedaços como presidente do Mercosul - um cabideiro de bons ganhos para meia dúzia de presidentes mais malandros do que espertos; um bloco que já não conta nem mesmo com a participação do Paraguai que considera o Mercosul um organismo falsificado; uma coisa tipo assim um grupo bucaneiro do Cone Sul do mundo que conta inclusive com piratas do Caribe.