O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de fev. de 2014

ELETROBRAS TIPO EIK
A Eletrobras - no país do "apagão, nunca mais" - não está pagando sequer o salário de seus funcionários, imagine se está de bem com o Serasa, SPC, similares e com a ficha limpa na praça. A Eletrobras está com um rombo de mais de R$ 8,7 bilhões. Zé Carvalho da Costa Neto, seu presidente de plantão, é uma espécie de Eike Batista do sistema de geração, transmissão e distribuição do setor elétrico brasileiro. A Eletrobras, criada em 1962 ia muito bem e coisa e tal, mas há 12 anos virou apenas mais uma empresa que sofre o des/controle acionário do governo federal mais desregrado da história do Brasil.

COMO DE HÁBITO
Esse apagão financeiro na Eletrobras é porque Dilma quis cumprimentar os contribuintes com o chapéu dos outros. No fim, tudo vai dar certo. O Ministério da Fazenda manda cobrir o rombo com dinheiro dos cofres públicos. E fica tudo em casa. Como de mau hábito.

ANTES DOS 70
Joaquim Barbosa confirmou que deixará o Supremo Tribunal Federal "antes de fazer 70 anos". Ele chegará às 70 risonhas primaveras em 7 de outubro. Antes dessa data querida, qualquer dia é dia e qualquer hora e hora de deixar o STF. Em verdade, em verdade, vos digo: Joaquim Barbosa deixará mesmo é Ricardo Lewandowski. Assim que o Supremo entrar sob nova direção, Joaquim Barbosa se manda com malas e bagagens. Esse "antes dos 70 anos" vai ser em março.

DIFÍCIL CONVERSÃO
Que ninguém nos ouça, mas chega a ser comovente a gana com que Lula, Dilma, Dirceu, Ruy Falcão e suas comanditas popularescas tentam esconder o quanto está sendo difícil sua conversão à democracia. O que eles gostam mesmo, sempre gostaram, é de bancar os blackblocs nativos da máquina pública. Socializar pontapés e pular a cerca é bem mais emocionante do que "redemocratizar" um país.

NANICOS BARATOS
Os candidatos a presidente da República, ditos de oposição, estão tentando se aproximar dos partidos nanicos. Mais que natural, posto que os grandes custam caro e gostam de ministérios e cargos públicos, coisa que as siglas oposicionistas não têm para oferecer. Pelo menos, neste momento, enquanto não abocanham o poder e, assim como são o PT e o PMDB nos dias de hoje, serão os partidos de oposição amanhã para todo o sempre, amém.

PEDÁGIO CONTRA APAGÃO
Só porque era fim de semana, mais um apagão deixou Maceió e boa parte de Alagoas sem energia elétrica. Confirma-se assim a promessa tonitruante de Dilma no seu primeiro dia de governo "Brasil, apagão nunca mais". Maceió e Alagoas devem ser algum acidente geográfico, algum relevo terrestre que, por azares da natureza, veio passar uma temporada aqui no Brasil da Silva. É como diz Edison Lobão, o Pai da Energia no País das Maravilhas: "Se quiser ter mais segurança energética tem que pagar pedágio".

CARD-BLACK
O Blackbloc-Card com limite de R$ 150 por sessão de quebra-quebra é a mais nova modalidade de cartão corporativo no Brasil da Silva. Mas está longe de depredar o patrimônio público e social como o cartão corporativo do governo depreda e arrasa os cofres da nação. pelo menos até agora não se viu um baderneiro desses jantando e bebendo vinho às margens do Tejo. Vai ver que é só porque o Tejo corre frouxo em Portugal. Convenhamos, comer e bebericar às margens do Tietê ou da Lagoa Rodrigo de Freitas não é a mesma coisa. Muito menos na lagoa artificial da Pampulha ou à beira das águas naturais do Guaíba. Mas pagar isso tudo com Card-Black não tem preço.

TÁ FEIA A COISA
A coisa tá ficando feia para o governo Dilma que pegou o rabo de foguete da Copa das Copas lançado por Lula e sua pandilha há sete anos em Zurique, na Suíça. Nesta terça-feira, a Arena da Baixada deve ser excluída da Copa. A especulação já é notícia nos cadernos esportivos de Estados Unidos, França e Espanha. O Itaquerão, anunciado como local de abertura oficial da competição, também está na marca do pênalti. E o estádio do Pantanal também está a perigo depois do incêndio que abalou suas estruturas. Quer dizer, nenhuma novidade para um governo que não consegue cumprir uma só promessa das que sempre faz em suas cerimônias de inauguração de pedras fundamentais. A estupefação fioca por conta da Fifa. A gente por aqui, já sabia.