O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

20 de nov. de 2014

EU NÃO DEFENDERIA FHC
NEM QUE A VACA TUSSA

Tá, não é hora de defender Fernando Henrique Cardoso. Nem nunca foi. Quando ele era presidente da República e eu tocava o projeto 4° Poder lá em Pelotas, a minha pátria pequena que deixei no Sul, os tucanos me acusavam de ser petista nos meus espaços de rádio, TV e jornais.

Não me escrachinavam desse jeito também na web-media, porque a imprensa virtual era ainda incipiente e eu mais analfabeto em coisas da internet do que hoje continuo sendo. E olha que o intendente era do PDT. Falava igual ao Brizola, se vestia que nem o Brizola, mas não era o Brizola.

Não, não é hora de defender FHC, porque nunca foi. Pelo menos jamais seria no meu script dessa grande a/ventura que é a vida.

Só que agora, a esgotosfera apavorada com o efeito dominó da Operação Lava-Jato disparada pelos Intocáveis federais do juiz Sérgio Moro, resolveu dizer que a gandaia, o retoço, a farra, o bunga-bunga da Petrobrás é culpa do ardiloso príncipe dos sociólogos brasileiros.

Peralá, ô! Não é bem assim.

Tá, ele garatujou a "Lei do Petróleo" - batizada com o número 9478/97 - que teria, segundo as salas de redação amestradas e pra lá de bem remuneradas pelo governo do PT, fragilizado "os critérios de governança da Petrobras".

Diz a bloguice aloprada e desvairada que "até então, as contratações da companhia estavam submetidas à rigorosa Lei 8.666, de licitações; com abertura de mercado brasileiro de petróleo a firmas internacionais".

E esparge seu veneno contando uma vantajosa verdade: com a lei de FHC a Petrobras ganhou o direito de contratar sem licitações. Ah, bom.

Então, foi aí que os governos do PT aproveitaram a ocasião. Só nos últimos quatro anos - todos de Dilma Vana como governanta do ininterrupto governo Lula - foram R$ 70 bilhões, de acordo com o TCU que, mais do que uma rima, é o Tribunal de Contas da União.

E foi aí, então que - ressaltam os garotos de recado - apareceram em cena personagens como o companheiro Pedro Barusco, nomeado gerente da Petrozorra, não por FHC, mas pelo poder dominante há 12 anos nessa república calamaresca.

Não foi só  Barusco, mas só ele já bastaria. Caceta! 70 bilhões de reais dá para construir 70 grandes hospitais públicos nos 26 estados da Federação e mais o Distrito Federal. Dá quase três grandes nosocômios à moda Sírio-Libanês, em cada Estado.

Dizem os próprios arautos governistas que Barusco se tornou "o corrupto de 100 milhões de dólares que contratou bilhões nos últimos anos". Então tá, a gente entende.

Entende perfeitamente: o governo do PT não pode ver um anúncio de "Aproveite a ocasião" numa vitrine que, se não tiver um guarda por perto, ele arromba e aproveita mesmo.

No caso de ter o guarda pelas redondezas, ele paga pra ver.

Não se trata, então pois, de defender FHC. Eu não faria isso, a não ser que a vaca tossisse... E vaca não tosse; vaca muge. Ou tem garrotilho.

Trata-se apenas de esclarecer que o mentor do petismo desvairado e aloprado, para desgosto de Lula, não é o Fernando Henrique Cardoso. É o Lula.