O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

1 de abr. de 2014

SEM BLACK BLOC
Aproveitando a ocasião, um grupo mais para exibido do que para ideológico, protestou ontem em São Paulo, em frente à casa de um coronel da ditadura militar. Perderam a chance de levar com eles a turma do black bloc. Estão arrependidos até agora. A manifestação deu em nada.

E ELA NEM SABIA
Agora já se sabe também que o chefe da Petrobrás nos Estados Unidos foi contra o preço de R$ 700 milhões que os lobistas da época fizeram o Brasil pagar à Astra Oil pela refinaria de Pasadena. Mas nem isso, a atenta e dilgent@ conselheira-president@ Dilma Vana sabia.

A MALDIÇÃO DO PÉ-FRIO
A obra do Itaquerão foi suspensa após a morte do operário. É a maldição do pé-frio. O estádio do Corinthians descavocado a toque de caixa por honra e glória do lobista-mor da República era para ser a arena de abertura da Copa das Copas. Por enquanto é o legado mais forte do despreparo do Brasil para promover a competição da Fifa.

Em todo caso, como o Brasil da Silva é o país do jeitão, tudo é possível, até mesmo que o Itaquerão fique aparentemente pronto para a abertura oficial da Copa que, já se sabe, não terá discurso de Dilma Vana.

E, em assim sendo, para quem, como eu, torce para que tudo aconteça nessa Copa com a cara, o modelo e o jeito de fazer que Lula nos ensinou, resta a esperança de que ele, Lula, o maior pé-frio do futebol mundial, seja o convidado de honra para a festa que abre a grande farra econômico-esportiva da Fifa.

TEMER NO CONGRESSO
Michel Temer desfila sua vice-presidência da República pelos corredores do Congresso. Quer desestimular a CPI da Petrobrás. Nesse meio tempo, ele confessa entredentes o que chama de "movimento muito forte" pelo "Volta Lula". Diz, com seu jeito de mordomo de filme de vampiro que "a onda refluiu" há coisa de uma semana. E tira o seu partido da jogada. Alega que o movimento é a consequência inevitável das dificuldades que setores do PT enfrentam com a president@ Dilma Vana. Ah, bom.

A HERANÇA DE CHÁVEZ
Enquanto acusa os venezuelanos de golpístas e de tentarem desestabilizar o governo, Nicolás Maduro se distrai censurando a imprensa, prendendo e arrebentando opositores, e metendo a mão no que não é dele e nem do governo. Agora Maduro está obrigando os proprietários a venderem os imóveis alugados. Nas prateleiras dos armazéns e nas gôndolas dos supermercados falta comida, eletro-domésticos, produtos de higiene e mercadorias essenciais e de primeira necessidade. A Venezuela é só a herança maldita que Hugo Chávez deixou.

MAIS IMPOSTOS
O governo Dilma Vana acaba de elevar impostos sobre bebidas e já está de olho numa arrecadação que aumenta em mais de R$ 200 milhões as burras públicas. Para o que é mesmo que o governo quer este dinheiro ninguém sabe. Quer dizer, sabe sim. A grana garante mais cargos e bocas-ricas para cabos-eleitorais terceirizados que azeitam a emperrada, cara e ineficiente máquina pública.

TROPA DE CHOQUE
Ricardo Berzoíni que defenestrou Ideli Salvatti e reduziu a bulhufas Aloízio Mercadante, toma posse hoje na Secretaria de Relações Institucionais de Dilma Vana. Na verdade, assume o comando da tropa de choque que vai detonar a CPI da Petrobrás. Tomara que tenha êxito nessa primeira empreitada. Pouparia o Brasil de um enorme desperdício de tempo e de dinheiro. E mais: evitaria a emissão de um salvo conduto para os trapaceiros que tomaram de assalto a Petrobrás. Isso tudo é um pouco de política, mas fundamentalmente é um caso de polícia.

MP QUER INVESTIGAR
O procurador-geral da República vai apelar para o Supremo Tribunal Federal defendendo o direito de investigação do Ministério Público nas eleições. Os doutos magistrados eleitorais dessa grande nação não suportam repartir o poder com os promotores de justiça. E o Brasil que se exploda.