O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

2 de abr. de 2014

LULA NÃO VOLTA
Pense, apenas pense. A volta de Lula só não será concretizada por causa do próprio Lula. Foi ele quem vendeu a imagem de Dilma como grande administradora, gestora capaz e gerentona de escol. Entrar agora no vácuo de um governo que nada fez em quatro anos e que, quando se meteu a fazer, fez mal ou não concluiu o que começou, é confessar a autoria do maior conto do pacote da história desse país. Lula prova agora o veneno que espalhou.

TRATO NÃO É TRATO
Dessa lambança com jeito de disputa de beleza, alguém levou um chute nos fundilhos. O trato era que a criatura ocupasse o Palácio por quatro anos. Sucede que o poder vicia. A criatura gostou e resolveu ficar mais um pouco. O criador vai ter que esperar. Não era bem isso, mas o bom cabrito não berra e quem é malandro não chia. Trato é trato. Só que não.

COBRADOR DE VERMELHO
Dia 7 o Exército se muda de armas e bagagens para o Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. É uma espécie assim de Tomada de Monte Castelo. A diferença é que lá naquela antiga 2ª Guerra Mundial, os pracinhas brasileiros não avisaram o inimigo sobre a conquista daquele famoso ponto estratégico. Aqui, o governo faz tanto cartaz e é tão aparatoso que nunca antes na história desse país se viu uma operação secreta tão espalhafatosa. É como se o Exército fosse assim um Cobrador de Vermelho.

MONITORAMENTO
Para quem, como Dilma Vana, não gostou de saber que era espionado pelos Estados Unidos, agora vai! Descobriu-se que os caças Gripen, comprados pelo governo Dilma neste último dezembro, tem certificado de tecnologia americana da NASA, Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. O sistema dos caças Gripen permite monitorar toda e qualquer comunicação. Aqueles telefonemas trocados entre Lula e Rose, descobertos pela Operação Porto Seguro, escaparam a tempo do grampo americano.

ENERGIA DO POVO
Está em análise nos laboratórios de promessas do governo, projeto que permite ao consumidor gerar energia - solar, eólica e coisas desse tipo -  em sua própria casa e vender o excedente para quem quiser e querer. Isso já acontece nos Estados Unidos e na Alemanha. Cada 60 mil casas com geradores podem produzir energia suficiente para suprir a necessidade de energia de quase dois milhões de pessoas. Uma boa ideia seria adotar o sistema em cada uma das unidades do programa Minha Casa Minha Vida. O custo seria coberto pelo que poderia exceder de energia. Mas isso seria bom demais para ser verdade.

LARANJAL ELEITORAL
TSE obrigará nesta eleição os candidatos a identificar doadores de campanhas. Vai ser um laranjal só. No fim, o próprio tribunal não vai conseguir saber quem tem mais laranja podre no balaio.

ACREDITE, SE QUISER
As Forças Armadas anunciam que vão investigar crimes da época da ditadura. Tá bom. A gente vai acreditar em tudinho, tudinho. Mas, ainda que mal pergunte e sem querer ser xereta: e os crimes de lá pra cá, quem investiga? Nem precisa nada disso. A gente acredita também. No Brasil da Silva, só quem não merece lá essas confianças é o povo.

ANDRÉ, FILHO DE DEUS
Grande André Vargas. O cara é vice-presidente da Câmara de Deputados. Bolas, por que então ele não pode usar o jatinho de um amigo doleiro, mesmo que o amigo do peito se chame Alberto Youssef e esteja engolfado até os gorgulhos num escândalo hilário como o Mensalão?!? André Vargas também é filho de Deus. Continue votando nele. A jato ele chega mais rápido na hora de trabalhar por você.

O BRASIL É AQUI
Documentos sugerem pagamento de propina da Alstom na Petrobrás. Bolas, por que não acreditar numa coisa dessas. Se propinava nos trens de São Paulo, por que não propinaria nas plataformas da Petrobrás?!? Às vezes eu até penso que você não vive aqui no Brasil da Silva.

TRABALHADORES DO BRASIL
Enquanto o Ministério Público manda apurar o encontro do mensaleiro Waldemar Costa Neto com companheiros bons e batutas de sua facção partidária, no restaurante onde trabalha durante os folgados dias de seu regime semiaberto, a Justiça do DF autorizou o colega de mensalidades João Paulo Cunha a trabalhar fora da prisão. Como esses mensaleiros gostam de trabalhar, né não?!?

CPIs DEMAIS
Governo e oposição travam guerra de CPIs. Eles sabem que uma CPI apenas é muito pouco para não dar em nada assim sozinha e abandonada. Precisa de boa companhia. Duas CPIs bem manipuladas, como sempre, têm resultado em dobro. Multiplicam a blindagem aos malfeitores da coisa pública. Petrobrás de petistas e trens tucanos de São Paulo, são quase questões políticas. Na realidade, são casos de polícia.

QUEM PERDE
Lembra daquela empresa do Eike Batista que se chamava exoticamente de OGX? Pois ela teve um prejuízo de R$ 17,4 bilhões só no ano passado. Tá bom, mas prejuízo de quem, cara-pálida?!?