QUEM ROUBA UM TOSTÃO...
Quem rouba um tostão, rouba um milhão. É uma verdade antiga que não sai da moda. E assim é que, depois de vir à tona a negociata de Pasadena, no Texas, já emergiu uma trambicalha semelhante lá no Japão.
O conselho administrativo da Petrobras, presidido pela então ministra-chef@ da Casa Civil Dilma Vana, aprovou a compra de uma refinaria em Okinawa, um ano depois da aquisição da refinaria do Texas. No contrato desse outro negócio também consta a cláusula que gerou uma disputa judicial sobre a unidade de Pasadena, e que gerou prejuízos à Petrobras.
E agora, só para variar, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar mais uma negociação da Petrobrás, desta feita na província de Santa Fé, na Argentina.
A PF apura se houve crime de evasão de divisas na venda da refinaria de San Lorenzo para o grupo argentino Oil Combustibles S.A., do empresário Cristóbal López, amigo pessoal da president@ da Argentina, Cristina Kirchner.
Nesse padrão Fifa da Petrobrás comprar e vender refinarias, logo a polícia estará investigando e o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União vão querer saber se o pré-sal não é uma tremenda pré-pizza. Nesse caso, é bem provável que policiais, promotores e procuradores acabem sofrendo uma indigestão fatal.