O medo
TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.
10 de jul. de 2009
NOTÍCIA, UM GRANDE NEGÓCIO!
As redações de notícia - nas rádios, nas TVs, nos jornais, nas revistas, tremem de medo diante dos departamentos comerciais dos veículos de comunicação. Não há reunião de pauta, por mais ensolarada que seja a sala de trabalho, que não conte com a sombra do patrocinador.
A internet veio para resgatar a liberdade de pensamento, de credo e de expressão. Mas, à medida que cresce o interesse do internautas pelos sites, blogs, twitters, salas de chat e o que possa virtualmente caber no mundo digital, mais diminui a credibilidade dos espaços que, a pouco e pouco, vão se rendendo à tirania dos comerciais.
O logotipo do patrocinador hoje é o sinal amarelo que antecede a luz vermelha da censura, ou apenas o momento de espera para dar o verde que permita ir em frente sem atropelo. Um avanço com o freio de mão puxado.
A liberdade de ir e vir da notícia de internet, no entanto, ainda consegue oferecer a chance dos internautas praticarem a arte da escolha. Nas redações convencionais, o departamento comercial transforma o jornalismo num verdadeiro filho da pauta.
A liberdade de imprensa, mais do que nunca, é liberdade de empresa. Informação patrocinada é, mais que notícia, um grande negócio.