O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

30 de jul. de 2009

O REFERENDO DA LIMPEZA

Você que está vibrando com as representações que foram enviadas ao Conselho de Ética contra Zé Sarney, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Nada menos de 70% dos integrantes do Conselho têm "ficha suja". Eles são réus de inquéritos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em ações penais e/ou envolvimento com nepotismo e atos secretos nos últimos anos. São esses nobres senadores que decidirão na próxima terça-feira o que deve ser feito com os pedidos de abertura de processo de cassação de Sarney. E já espalharam por aí que "os senadores não têm responsabilidade pelos atos secretos do Senado; não foram eles que deixaram de torná-los públicos. Isso é coisa de burocratas". Até parece que Sarney está sendo acuado apenas por atos secretos e não pela escancarada semvergonhice de sua "biografia de pessoa não comum", como defende Lula com todos os seus tentáculos.
O octagenário Paulo Duque, suplente de suplente de senador, é o presidente do Conselho de Ética. Esse está precisando de uma bengala! Disse outro dia que "ato secreto é peça de ficcção. Resta saber quem inventou essa história". Não está sabendo sequer envelhecer.
No fundo, no fundo, no fundo - como Lula gosta de dizer quando tem rasgos de filósofo e pára um pouco para pensar - essa enorme casa de tolerância já deveria ter sido fechada numa daquelas operações espetaculares contra instituições que causam dano à sociedade.
Lula que gosta tanto de referendos, poderia usar os 80% de aprovação que os bolsa-familiares concedem ao seu jeito de governar e propor um plebiscito para saber o que o povo, a plebe pensa do sistema unicameral.
Quer dizer, não fecha o Legislativo mas enxuga. Limpa bem e bota para funcionar, em nome do povo, apenas a Câmara de Deputados. Constituída somente por parlamentares de "ficha limpa".
RODAPÉ _ "Limpa bem" não quer dizer lavagem de dinheiro, dossiês, atos secretos. É limpeza moral, ética, política... Enfim, utopia.