O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

18 de jul. de 2009

OS TRÊS PATETAS - Filme Antigo

Os Três Patetas que, em nome do governo Lula, assumiram o Conselho de Étitica do Senado antes que a vaca das divinas tetas tussisse e entrasse em recesso, não estão nos dando nenhuma notícia nova. A fonte itálica aí no período anterior serviu para destacar a redundância que há no próprio fato, já que notícia é apenas o que é novo; "notícia é" - dizem compêndios redatoriais - "aquilo que a gente até agora não sabia".

Esse trio, Paulo Duque, Almeida Lima e Wellington Salgado - dois desvotados, um invocado e todos eles convocados - não nos deixa perspectiva de novidade nenhuma. São carcomas de uma casa de tolerância carcomida. Ali se juntam como cupins se grudam a paus de toda obra, para fingir que vão devorar a tábua de salvação da PTrobras. E haja óleo de linhaça para impedir a proliferação desses gorgulhos!

Para provar que esse filme já passou, basta cutucar a memória nacional, para chegar-se há coisa de quatro anos - novembro de 1965. Naqueles idos o então Conselho de Étitica da Câmara aprovava por unanimidade o arquivamento da acusação contra o líder do PL, deputado Sandro Mabel (GO). Conforme os 14 deputados que julgaram a ação proposta pelo entregão Roberto Jefferson, não foram encontradas provas do envolvimento de Mabel no escândalo do mensalão.

Ele fora acusado por Bob Jeff de participar do esquema de pagamentos ilegais operado por Delúbio Soares e Marcos Valério. Mabel também era acusado de tentar comprar a deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) por R$ 30 mil mensais, e oferecer-lhe mais um pagamento de R$ 1 milhão. Em troca, ela deveria ingressar no PL e fazer parte da base aliada do governo Lula. A palavra dele valeu mais do que a dela.