O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de jun. de 2009

PODER DE VIDA E MORTE

Aí, então, o ministro da Saúde(?) Zé Temporão sai do Arraiá do Torto, reúne a imprensa e, como se fosse dar uma entrevista coletiva, anuncia a primeira morte por gripe suína no Brasil. Trata-se de um caminhoneiro de Passo Fundo, Vanderlei Vial, de 29 anos de idade. Ele pegou a gripe numa viagem a trabalho que fez à Argentina, de onde retornou dia 20. Hoje, a história oficial diz que há 627 casos de gripe suína no Brasil.

Enquanto isso, com pinta de não ser alarmista, Zé Temporão adverte às escolas e universidades do Rio e de São Paulo que não devem antecipar suas férias letivas porque surgiram casos da gripe em suas salas de aula. Ele acha que antes, os diretores dos educandários devem entrar em contato com o Ministério para que sejam bem orientados.
Parece até que tem o dom da vida e da morte. E, com toda essa pretensão e água benta, o governo continua recomendando: não aperte a mão de ninguém, lave as suas, e vire pra lá na hora de tossir ou espirrar na frente dos outros. Se não fosse o Ministério da Saúde, o Brasil estaria perdido. Em todo caso, não se desespere, logo ingressaremos no grupo dos 10 países mais acometidos pela nova gripe letal.

Ainda não chegamos lá porque o tempo conspira contra o governo: quando nos demos conta a gripe já tinha começado há bom tempo lá pelo México e outros países mais adiantados. Tudo agora é só uma questão de tempo.