O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

21 de jun. de 2009

DIPLOMA, A TÍTULO DE QUÊ!?!

Se jornalista tinha que ter diploma, por que cargas d'água escritor nunca precisou de canudo?!? Paulo Coelho é escritor. E como vende mais do que escreve, veste o fardão da Academia Brasileira de Letras.

Diga aí, em que universidade se formou Roberto Marinho. Pois ele também fardou-se na ABL sem nunca ter escrito um só livro. Já com Zé Sarney, o ousado criador de Marimbondos de Fogo, o fardão cai como uma luva. Mas a título de quê?!? Melhor seria que jamais tivesse se deixado picar pela mosca azul. A propósito, Luís Fernando Veríssimo é escritor. Esse é dispensa comentários. E diplomas.

Mas peraí, só um pouquinho: autor de novela tem diploma de quê? E egressos do Big Brother Brasil são atrizes e atores superiores? Basta uma escolinha para o Bernardinho ser campeão mundial de vôlei e o Kaká jogar no Real Madri, ou o Pelé precisa assinar embaixo? Jesus Cristo era formado em que universidade?

Hipócrates, o Pai da Medicina - só para entrar na área das atividades científicas - era um mero asclepíade, dono de um notável saber consuetudinário - aquele que lhe adveio do costume, do hábito de ver sua família tratar das coisas da saúde.
No ramo das funções humanas - só pra não dizer que não se falou de flores - o lobista deveria ser o único espécime vivo obrigado a apresentar atestado de formatura toda vez que fosse ultrapassar as portas do Congresso Nacional ou antes de bradar "abre-te Sésamo" diante do Palácio do Planalto e seus 40 ministérios.