O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de jun. de 2009

O DESMANCHE DO TCU

R. Stuckert/PR
Lula fez de tudo um pouco e muito pouco do que poderia e deveria ter feito mesmo pelo país nesta semana. Esteve num encontro de software livre, nos festejos dos 45 anos do grupo RBS em Porto Alegre e depois viajou para Santa Catarina.


Durante a semana, em razão de tanto discurso, entrevista e palanque, o presidente não teve mais do que alguns minutos por dia para prestar serviço de expediente no Palácio, reclamou em Itajaí que "a fiscalização é excessiva e não deixa o país funcionar".

Mais um absurdo que passa em brancas nuvens. O país que, fiscalizado não funciona, é porque anda fazendo tudo errado. Só quem não se importa com erros, desvios, falhas, empulhações é que pode achar ruim uma fiscalização pelo menos eficiente.

Na verdade, a bronca de Lula é só a ponta do iceberg da campanha que o governo está promovendo para dar nova forma de atuação ao Tribunal de Contas da União, pedra no sapato governista nessa caminhada rumo a mais uma eleição das tantas que pretende vencer até chegar aos tais 20 Anos de Poder do PT.

O governo Lula - mesmo com a capa do PAC - não consegue encobrir que nunca teve um programa de governo, mas um plano de poder.

O "desmanche" do TCU é primordial para essa andança governamental. O Tribunal é o principal fiscalizador do Executivo. Só no ano passado usou 124 medidas cautelares suspendendo licitações e bloqueando repasses para obras cheias de flagrantes irregularidades. É por essas e outras que se entende porque o governo não pode nem ouvir falar em fiscalização na PTrobrás, na Vale do Rio Doce, nas ONGs mais queridas do Brasil, nas inaugurações de promessas do PAC.