O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

14 de fev. de 2011

O Furo do Fenômeno

Afora emoções, a primeira grande notícia da despedida de Ronaldo Fenômeno à carreira de jogador inigualável de futebol, é que há quatro anos os médicos do Milan atestaram que ele sofria de hipotireoidismo.

A segunda é que o tratamento devido contra a obesidade não lhe poderia ser administrado porque as substâncias médicas seriam consideradas como dopping no mundo profissional da bola, justamente o mundo em que ele viveu nos últimos 18 anos.

A terceira, não foi dita. Ficou nas entrelinhas: há quatro anos ele era aquilo que, no futebol, se chama de jogador "bichado". O resto, não disse por que não lhe foi perguntado: como é que, em assim sendo, ele conseguiu realizar os contratos mais rentáveis de sua fenomenal trajetória?

Decerto, sendo como é, Ronaldo disse isso aos dirigentes dos clubes com quem fechou contratos fenomenais. Decerto, sendo como são, os dirigentes não disseram isso aos seus loucos torcedores, cegos de paixão.

A mídia esportiva, sendo como é; sabendo como sempre sabe das coisas, deixou-se furar. De tal forma foi furada que agora esse furo vindo à tona, dificilmente deixará de pesar na sua história, bem mais que a obesidade de Ronaldo, como uma forte evidência de que os especialistas da comunicação esportiva não estivessem na gaveta.