O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de fev. de 2011

COMISSÃO DA VERDADE - Dilma quer Comissão da Verdade ainda neste ano. Nelson Jobim, José Eduardo Cardozo e Maria do Rosário vão procurar líderes partidários para articular a criação do monstrengo que procura esqueletos em armários. Vai ver eles são capazes de encontrar até aquele diploma que Dilma nunca mostrou.

CARNAVAL NO CONGRESSO - Patrimônio de 16 deputados paulistas mais que dobrou nos últimos 4 anos. Dos 60 integrantes da Assembleia Legislativa reconduzidos ao cargo em 2010, 25% declararam à Justiça Eleitoral ter pelo menos multiplicado por 2 os valores informados em 2006; somados, bens desses parlamentares cresceram 279% nesse período. Bolas, se fizerem esta busca no patrimônio dos últimos dez anos no Congresso Nacional, Brasília vai ter o melhor Carnaval de todos os tempos.

MAIS PEQUISA - Essa pesquisa de patrimônio bem que pdoeria ser expandida à família Silva. Ninguém coleciona 11 caminhões para uma reles mudança de Brasília para São Bernardo se estiver mal de vida como sempre se pensou que estivesse um aposentado, ainda que precoce, da metalurgia nacional.

DERRUBEM TODOS - Líbios traçam tática de guerrilha para derrubar Kadafi na chamada Batalha de Trípoli. A mensagem que eles deixam é a seguinte: "Não temos medo, não temos fome, não temos sede, não temos cansaço. Por muitos anos tivemos nossas cabeças na alça de mira de Muamar Kadafi. Agora chegou a hora da liberdade". Eles já dominam grande parte do interior da Líbia e preparam a tomada de Trípoli. Por favor, prezados rebeldes líbios, derrubem também os amigos declarados desse ditador. E não esqueçam dos enrustidos também. Um declarado, porém leal, é Hugo Chávez. Um dos muitos outros é só fanfarrão e aproveitador e,se ainda tem lugar de onde ser derrubado, é da honradez do cargo presidencial de uma emergente facção política.

SORTE DO BRASIL - Exílio de Kadafi é uma opção, diz Casa Branca. A sorte do Brasil é que Hugo Chávez continua amigo do Muar lider da Líbia e, mais ainda: é que Lula já não manda no país nem na Dilma, do contrário, hospedaria Kadafi com a mesma sem cerimônia que hospedou o biltre hondurenho Manuel Zelaya. Aquela conta de hotelaria nunca foi paga ao trabalhador brasileiro. Até porque, o governo nunca se deu ao trabalho de apresentar a fatura para o pulha que afundou Honduras.

PALHAÇO INOCENTE - Tiririca na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal não é nada. Pior de tudo são os palhaços que ocupam as outras comissões todas da Casa. Tiririca não tem culpa nenhuma de chegar lá e encontrar a balbúrdia que encontrou. É março, o Congresso é um circo e o Brasil, um carnaval.

COM BONS OLHOS - Os professores, os mestres, os alunos precisam olhar com bons olhos essa história do Tiririca integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A turma botou em prática o seu projeto pedagógico-motivacional de dar mais alegria à educação e à cultura no Brasil. Vem aí o bordão: - Sorria, você está sendo educado.
Num país em que presidentes conseguem ler um livro de cabeça pra baixo... Vale tudo.

CIUMEIRA - Cá pra nós, mas dizem que o Celso Amorim está morrendo de ciúme do Patriota. No seu tempo de chancelaria Hillary Clinton nunca lhe deu tanta bola como está dando agora para o novo dono do Itamaraty. E o que mais dói, não só no Amorim mas no Marco Aurélio Sargento Garcia é a pública e notória intimidade entre eles: é Hillary pra cá; Patriota pra lá... E quando se dão conta, o tempo se foi... Qualquer dia Bil Clinton bota a boca no trombone. Ou, o que é mais perigoso ainda, saca um charuto do bolso.

NA TRAVE - Depois de ganhar um primeiro turno que atende pelo nome de Taça Guanabara, Vanderlei Luxemburgo voltou a dar o ar da graça. Agora diz que Ronaldinho Gaúcho "precisa mirar a Copa". Jogando a bolinha que está jogando no Flamengo, ele pode mirar à vontade que vai dar na trave.