O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de mar. de 2010

Fogueira de Vaidades

Que fique bem claro: ninguém quer o tucano emplumado Aécio Neves - O Neto do melhor presidente que essa República já teve - pelo menos não errou nada enquanto ocupou o cargo - para vice ou coisa que o valha, pelo seu prestígio, por suas virtudes, por sua capacidade de governar.

Aécio Neves não é um político; é uma entidade que se apresenta como uma espécie de gaveta que guarda a sete chaves cerca de 14 milhões de eleitores. O curral eleitoral de Minas Gerais é o segundo mais numeroso do Brasil, ainda ssim é menos do que a metade do eleitorado de São Paulo que já bate nos 30 milhões de votos.

Tanto ele quanto Serra não são mais do que os votos dos Estados em que praticam seus governos. Dilma Roucheffe-da Casa Civil e do governo, não chega a ser isso, nem ter apenas isso. Os votos do Rio Grande do Sul, estado que preferiu ao seu torrão natal, está batendo a pau e corda nos oito milhões de eleitores.

Não é por nada que Dilma prefere se dizer mineirucha. Ainda assim, somando tudo que é voto gaúcho com os votos mineiros, ela teria em mãos uma estância de 22 ou 23 milhões de votos. Menos do que os 30 milhões paulistas. A saída é palanquear pelo Nordeste que a espera de bolsos abertos para mais uma reciclagem no Bolsa-Família.

Já que os tucanos começaram, até outubro dá tempo. A maior chance de Dilma, no entanto, não está na seca do Norte/Nordeste, nem nas enchentes do Sul/Sudoeste... Está na fogueira de vaidades que queima o ninho tucano. Aécio é um Narciso - acha que só porque é mais bonito do que o Serra tem que ser presidente. Não vê no espelho que Serra é o café e ele o pão de queijo.

Se fosse por beleza, Dilma continuaria sendo o poste de Lula pro resto da vida. E nem assim o eleitorado nordestino, de reconhecida fidelidade canina, a usaria para satisfazer suas necessidades de postulante.