Então, a faxineira Dilma que no ano passado varreu o PR como lixo para fora do seu governo, agora sem qualquer prurido de asseio político traz de volta para a sala dos brasileiros o partido de Alfredo Nascimento, Costa Neto e outros que o trem não pega. Simplesmente devolveu-lhes o Ministério dos Transportes como moeda de compra do espaço de 1 minuto e meio de TV que a sigla vale para ser a próxima atração no período de propaganda eleitoral.
Não fez nada demais, já revelara o mesmo instinto perdulário, quando comprou com o Ministério da Cultura a sola dos sapatos que Marta Suplicy resolveu então gastar nos palanques de Fernando HaHaHaddad.
Nada demais, muito menos até do que ela fez quando pagou com um forte e fraternal abraço de Lula em Paulo Maluf os dois minutos de televisão que foram colocados à disposição do PT em São Paulo e onde quer que a Interpol não o consiga alcançar.
Se você acha pouco, então procure saber quanto custa um único e solitário anúncio de 30 segundos na Rede Globo, ou na TV Record, do universal Edir Macedo.
Para você ter uma vaga ideia do quanto que essa pandilha atira para o ar a grana do brasileiro, saiba que um anúncio de 30 segundos no Jornal Nacional sai pela bagatela de R$ 381 mil, cerca de oito casas populares. Se o comercial de 30 segundinhos for inserido no Fantástico, a coisa piora: fica por módicos e proveitosos R$ 506.850.
Já a Record cobra R$ 243.700 pelo anúncio no seu Jornal e miseráveis R$ 222.500 pelo comercial de meio minuto no indefectível Domingo Espetacular.
Então, não saia da sala na hora dos comerciais. Fique "apertado", cruze as pernas, mas não deixe de assistir o show de comerciais. Do contrário, você estará jogando no sanitário a grana preta que Petrobras, Eletrobras, Ministérios de tudo que é tamanho e feitio, Banco do Brasil, Caixa Econômica, organismos públicos similares e genéricos da Federação, estados e municípios estão distribuindo generosamente pela telinhas, só para dizer o quanto eles são bons e quanto nos querem bem.
Durante 30 dias de campanha eleitoral, com apenas um anúncio diário de 30" na Globo, outro igualzinho na Record, e mais um de lambuja só para completar o 1 minuto e meio que o PR vendeu para se aliar ao governo, a nova aliança do PR com o governo sairia por uma mixaria bem maior do que famélicos R$ 27 milhões. Fora o alho - que o bafo a gente sente daqui.
Se isso não é Mensalão, então você pode sair da sala na hora dos anúncios. Enquanto tira água do joelho, você nem vai ficar sabendo quantas casas, quantas vidas essa gente desmantela por intervalo comercial.