O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de abr. de 2013

TOFOLLI QUER SABER DA PEC-33
Dias Toffoli jogou um balde de água fria nos gatos congressistas que não se dão por escaldados: despachou favoravelmente ao mandado de segurança dos tucanos e pepessistas que manda o Congresso responder ao STF no prazo de 71 horas úteis, sobre o teor da PEC-33 que tenta submeter decisões do Supremo ao Congresso. Para o autor da emenda, deputado petista do Piauí, Nazareno Fontelles, DiasToffoli  é um fariseu. Quem sabe o Nazareno tenta expulsar Toffoli a chibatadas do templo sagrado da Justiça brasileira?

BEM-VINDO À OPOSIÇÃO
Aécio Neves, depois do programa do PSB na TV em que Eduardo Campos avacalhou o governo Dilma, foi o primeiro a saudar com incontida ironia a tomada de atitude do outro candidato a candidato à Presidência da República em 2014: "Seja bem-vindo à oposição". E com isso, Dilma Vana já sente os cutupicos para a batalha rumo à rampa no ano que vem: somando tudo, Aécio, Campos e Marina, o fantasma do segundo turno já começa a bafejar pelos corredores do Palácio.

DILMA QUE SE CUIDE
Mais do que temer que oposição unida jamais serávencida, Dilma já começa a se inquietar com os aguapoés que começam a se mexer para o lado de Lula. Ela sabe que quem é do mar não enjoa. Ao primeiro sinal de queda na sua popularidade, Lula renasce das cinzas, qual Fênix e entra na parada. Cercado por tudo quanto é lado por suspeitas de quase todos os tipos de malfeitos - de lobismo desenfreado à "farsa" do mensalão - Lula da Silva precisa ser presidente de direito, porque esse de fato que ele é e que nunca deixou de ser, não tem imunidade. Dilma Vana que se cuide, pode ser a sua vez de levar a "punhalada pelas costas".

CPI DA PETROBRAS
Os tucanos não temem a ameaça de revide dos governistas que, em contrapartida ao pedido de CPI da Petrobras sob a administração de Sérgio Gabrielli, unha e carne com Lula, estão pedindo que a CPI se estenda aos tempos de governoo FHC. O jogo pesado do governo não está fazendo cócegas no PSDB. Os tucanos já abriram o bico, agora querem abrir a caixa-preta da estremecida Petrobras.

BARBOSA PARA MG
Semana passada, na cerimônia do Grande Colar, em Belo Horizonte, Joaquim Barbosa foi agraciado com um convite até aqui nunca dantes imaginado: candidatar-se ao governo de Minas Gerais. Deodóduvido e faço puco.

ESCARAMUÇAS
Pela parte que lhe toca no latifúndio do Mensalão, o procurador-geral Roberto Gurgel não vai recorrer em caso algum desta fase de empurra-empurra no STF. E ele foi claro: "O Ministério Público discorda da absolvição de alguns réus, mas entende que os embargos não se prestam à modificação dos julgados". Com isso transforma a batalha dos advogados de defesa dos mensaleiros malfeitores em reles escaramuça.