O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de abr. de 2013

Diurceu era o chefe dos Mensaleiros

Deu no Diário da Justiça eletrônico do STF

Foi publicado no Diário de Justiça eletrônico do Supremo Tribunal Federal o resumo do julgamento do Mensalão. A síntese reitera que Zé Dirceu "organizava" e "controlava" o esquema. Quer dizer, era o chefe da quadrilha.

Pela publicação se vê que a mais alta corte de Justiça do País entendeu que houve desvio de dinheiro público para corromper parlamentares e garantir apoio político ao governo Lula no Congresso.

Para o STF, "a organização e o controle das atividades criminosas foram exercidos pelo então ministro-chefe da Casa Civil, responsável pela articulação política e pelas relações do governo com os parlamentares". É o que está no Diário de Justiça eletrônico do Supremo. Qualquer um pode ler.

O resumo mostra que para chegar à condenação dos principais acusados, os ministros do tribunal levaram em conta "várias reuniões mantidas entre os corréus no período dos fatos criminosos, associadas a datas de tomadas de empréstimos fraudulentos junto a instituições financeiras cujos dirigentes, a seu turno, reuniram-se com o organizador do esquema".

Após citar, entre outros fatos, a existência de dezenas de recibos "meramente informais e destinados ao uso interno da quadrilha", o documento conclui que o tribunal conseguiu formar "um sólido contexto fático-probatório, descrito no voto condutor". Se você não está lembrado, o "condutor" foi o ministro-relator, Joaquim Barbosa.

E você pode ler na edição eletrônica do Supremo: "O acervo de provas e indícios somados revelaram, além de qualquer dúvida razoável, a procedência da acusação quanto aos crimes de corrupção ativa e passiva."

A decisão hoje editada, rememora ainda que, segundo os ministro, esse grupo criminoso funcionou do fim de 2002 a junho de 2005, "quando os fatos vieram à tona". Isso se deu - lembre-se - quando Roberto Jefferson botou a boca no trombone e passou a vara em meio mundo.

Na metade restante do mundo, Jefferson poupou Lula da Silva de tal maneira que, desde então, os brasileiros mais atilados têm absoluta certeza de que o então primeiro-metalúrgico presidente do Brasil era um tremendo pateta.

A publicação de hoje é o resumo do resultado oficial do julgamento. A íntegra dos votos ainda não foi divulgada, o que deverá acontecer na próxima segunda-feira, segundo o próprio STF. Os prazos para que os advogados entrem com os recursos começará a contar na próxima terça-feira. Eles têm 10 dias para empurrar a cadeia dos seus clientes com a barriga.

Só depois de esgotadas todas as chances de recursos é que o processo será considerado transitado em julgado e as penas de Dirceu e outros 24 mensaleiros condenados começarão a ser cumpridas. Se e quando vão para trás das grades pouco importa; o que interessa é saber que havia uma quadrilha e um chefe dos quadrilheiros a serviço de um bananão que, de tão pateta, não via, não ouvia, não sabia de nada.