O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

1 de jun. de 2009

PRIMEIRA SEMANA DE JUNHO

Zé Alencar é o presidente de plantão. Lula se foi para o Caribe. Viajou "a negócios" é claro. Se sobrevoar as ilhas Caymãs poderá ver a sombra a Duda Mendonça por lá.

O Tribunal de Contas da União adverte: há um desvio de verba de R$ 29 bilhões no Ministério da Educação. O governo não repassou aos estados carentes o dinheiro que era do falecido Fundef. Mas isso já não causa espanto. É como se alguém dissesse que o pai é quem tem obrigação de comprar caderno pro filho.

Aquilo de determinar Dilma Rousseff como a mãe do PAC foi saia justa mesmo: dos quase 11 mil empreendimentos inaugurados em palanque pelo Brasil afora, mais de oito mil ainda estão apenas no papel. Como mãe, Dilma é um rotundo fracasso.

A Vale anuncia mais 850 mil demissões para os próximos dias. É uma das vilãs desse filme nacional. Para o governo, se a Vale não existisse, não haveria sinal de crise no Brasil.

Pesquisa Datafolha mostra que 69% dos entrevistados acham o governo Lula bom ou ótimo. Então deixa assim. Nada como governar do jeito que Göebells recomendava a Adolph: governe para os pobres, eles são maioria e qualquer coisa que recebam parece muito.

A propósito, a mesma Datafolha realizou pesquisa na semana passada para saber o que os brasileiros achavam de um terceiro mandato para Lula. Deu empate técnico: 49% são contrários; 47% aprovam. Vasco é Vasco, o resto é o resto.

O Flamengo está mesmo numa onda de azar terrível: Adriano, o Imperador dos Morros, fez gol contra o Atlético do Paraná. Agora mesmo é que ele vai ficar na Gávea.

O que é que Vasco e Corinthians estão pensando? Escalaram times reservas nessa última rodada. Estão achando que são bons.

Lula e todo o seu governo são contra a CPI da PTrobrás, por uma razão muito simples: preservar a imagem da potencial candidata, Dilma Rousseff. Ela integra o Conselho de Administração da Petrobras. No primeiro mandato, foi ministra das Minas e Energia, que manda na PTrobrás.