O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

12 de dez. de 2015

Porque hoje é sábado / Agora vai...
A Federal indiciou Bumlai.

LULA, O COISA

Intimado a prestar depoimento à Polícia Federal na quinta-feira, Lula mais que depressa foi o Lula que a gente sabe que é: botou a culpa em alguém. Dessa vez a culpada é, nem mais nem menos que a president@ que ele mesmo inventou, Dilma Vana.

O companheiro bom e batuta sacou do seu punhal de reserva e cravou. Já está dizendo que a medida provisória que essa Zelotes desvendou foi assinada no governo da Dilma. Pronto, então já fez meia confissão. É que a gente ainda se lembra que, quando Dilma foi eleita, ele mesmo bazofiou: "Agora Dilma é Lula; Lula é Dilma. Podem me chamar de Dilma".

Mas, não pensem que é a voz de Lula que se escuta hoje contando essas lorotas. Quem fala por ele é o Instituto Lula, aquele da lavanderia de conversas moles. E, como é pau mandado, o instituto faz o jogo de cintura do escapista de sempre.

A intimação da PF que o instituto diz ainda não ter recebido tem na alça de mira também as MPs 471/2009 e 512/2010, ambas do tempo em que Lula era presidente. Mas Lula escapa pela tangente, distraído como ele só nessas horas, pula essa parte e fala somente na MP 627/2013 - aquela em que seu filho Luís Cláudio Lula da Silva é suspeito de ter recebido R$ 2,5 milhões do esquema, por um projeto que roubartilhou da Wikipédia.

E então, a nota que fala por Lula tira o corpo do traíra fora mais uma vez e diz que "a Medida Provisória em questão foi editada e aprovada pelo Congresso em 2013, quando ele não era mais presidente da República".

É nessas horas que relembro o tirocínio do Gordo Renato, meu irmão, maior filósofo intuitivo dos bares de Pelotas, a minha pátria pequena que deixei no Sul. Entre um gole qualquer e uma isca de peixe, ele ensinava: "Assim como são as pessoas, são as criaturas; assim como são os coisas, são os abjetos". Esse Lula é um coisa, um abjeto.