O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

23 de out. de 2015

VIDA DE GADO
O Brasil é uma democracia de gabinete comandada por um poder dominador central, cercada por 27 estados de sitio e 5.570 palácios municipais nas mãos de pequenos príncipes que tiram dos pobres para ficarem ricos. E o povo ainda acha que, antes de ser escrachinado pelo retorno do imposto de achaque ao cheque, ainda pode aparecer um Robin Hood para salvar sua pele. O brasileiro é assim, não luta por si mesmo; espera sempre um herói que lhe dê vida de gado, para ser gente feliz.

CELULAR AO VOLANTE
Está provado: dirigir falando ao celular é tão perigoso quanto dirigir bêbado. Tá, eu sei, você é o único pinguço que eu conheço que quando bebe, não dirige. Por isso anda sempre a pé, mas bebe devagar e sempre. E eu o admiro por isso. Não porque beba; sim porque nunca aprendeu a dirigir na vida. Em todo caso, me engane que eu gosto: diga que você até agora não sabia que celular ao volante é um porre.

HISTÓRIA DO BRASIL
Desde 1985, quando Zé Sarney começou a redemocratização à brasileira que o PMDB sempre foi o governo do PT. Hoje, a Dilma é o Lula do Michel Temer.

COMPERJ NOS EIXOS
O Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, deve demitir mais mil servidores. Desde janeiro mais de 5 mil foram desligados. É o efeito dominó da Operação Lava Jato. Bastou controlar de perto a banda bandalha que o petróleo dá mostras que pode voltar a ser nosso.

KAMA SUTRA AMERICANO
Aquele escândalo do uso e abuso do celular e dos e-mails pela Hillary Clinton - isso lá nos EUA é escândalo - caminha para a solução. Hillary Clinto depôs ontem durante horas na Câmara dos Estados Unidos e defendeu sua posição. A coisa foi demorada, porque não é fácil explicar tintim por tintim as melhores posições do Kama Sutra.

CPI DO CÂNCER
Essa Câmara Federal é mesmo pândega. Agora, deputados ameaçam abrir a CPI da Pílula do Câncer. Até que enfim, resolveram cortar na própria carne.

A GENTE TAMBÉM PODE
Cunha contraria ato do Congresso Nacional e autoriza protestono gramado da Câmara. Pô, é disso que eu tô falando! Se o Cunha que é o Cunha pode contrariar o Congresso, qualquer um de nós pode achar que o Congresso não nos representa. Basta ter a fibra, a coragem, a honestidade de propósitos de um cara como o Eduardo Cunha, ou daquele irmão do Zé Genoíno, do Renan Calheiros, do Lula, da Dilma, ou de qualquer um desses que não nos representam, mas pegaram a democracia brasileira para seu próprio uso e abuso. Se eles podem chutar o balde, por que a gente não pode chutar o pau da barraca?

A MORTE DE HERZOG
E A NOSSA VIDA
Há 40 anos, a morte de Vladimir Herzog foi um divisor de águas da ditadura brasileira. Até hoje muita gente acha que se ele se chamasse patrioticamente Valdir e não Vladimir de forte sotaque russo, ele ainda seria jornalista e teria sua coluna nas redes sociais. Há controvérsias. O que a gente sabe hoje é que, a cada 9 minutos uma pessoa é assassinada nessa plena e segura democracia de gabinete do Brasil da Silva. E mais não perguntem, porque mais não digo. Só uma ressalva: dê-se por feliz. Se daqui a dez minutos você estiver lendo esse texto é porque você é um sobrevivente do nosso angelical regime zeloso e guardador.

ROUBALHEIRA NA FAZENDA
E pois então, sem grandes coberturas da grande mídia, o Ministério da Fazenda instaurou ontem, gloriosa quinta-feira com bem-vindos sinais de chuvas e trovoadas para Brasília, o primeiro processo administrativo para apurar responsabilidades de agentes que ocuparam cargo de conselheiro no CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. O processo é frutoi da Operação Zelotes, deflagrada em março para desarticular um esquema de corrupção que arrombou os cofres públicos em mais de R$ 19 bilhões - quer dizer, dobrou a meta do Petrolão. Mas, o esacarcéu em torno do interessante tema está condenado ao silêncio. É que os donos das maiores redes de comunicação desse país estão no rol de roupa suja que só agora começa a ser lavada na Fazenda.