O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

14 de dez. de 2015

O BRASIL SE DISTRAIU
E DEU NO QUE DEU

Pois então é isso... O Brasil foi azarado quando saiu do regime restrito à Arena e ao MDB, lá em 1985, quando morreu Tancredo e Zé Sarney assumiu o comando do país para dar início à redemocratização.

Um pouquinho antes daquele tempo, Golbery do Couto e Silva fizera a sua última bruxaria: abrira a pátria para o pluripartidarismo. E a oposição ficou perdida. O MDB ganhou uma letra e batizou-se de PMDB. A Arena virou PDS. E surgiram nanicos de tudo quanto foiu lado. Até o PCdoB, único partido comunista democrático do planeta, ressurgiu das cinzas.

A fila andou e o Brasil não teve sorte quando entrou Fernandinho Beira-Collor. Gostou de vê-lo saindo pelos fundos do Palácio. E aí passou melhor com a dieta democrática do cafezinho com pão de queijo, de Itamar, o Breve. Voltou a gostar do fusca até que veio FHC que fez um bom primeiro governo, mas foi uma decepção no repeteco.

E então, o Brasil se distraiu quando Lula subiu a rampa em 2002 e o PT colocou em prática, por trás de sua discursalhada enganadora, a famigerada "estratégia de coalizão pela governabilidade". Uma vez implantado o esquema do toma lá, dá cá, Lula nunca mais quis largar o osso.

Oito devassos anos depois, ele emprestou, com a permissão sempre companheira do PMDB, o Palácio do Planalto a Dilma Vana por quatro anos, mas ela gostou e resolveu ficar. E então deu no que deu e no que aí está.

O Brasil se distraiu com os discursos tão engraçados quanto escrachados de Lula e só agora se dá conta que é um dos países mais corruptos de todos os tempos da história mundial.

E só agora o Brasil está abrindo os olhos e começando a ver e saber que está fora de controle, sem educação, sem saúde, sem transporte digno, sem segurança para ir e vir a qualquer lugar em qualquer hora; sem emprego, sem salário condizente, sem qualidade de vida, sem igualdades sociais, sem justiça, sem que todos sejam iguais perante a lei.

Faz 13 anos que o Brasil dorme no ponto. Só agora, graças à Lava Jato, começa a perceber que nos últimos meses os governos de todos os níveis, desde o mais alto até o mais baixo calão - que governo é palavrão - não houve nenhum aumento nos índices de corrupção: continuamos nos mesmos 100%.

E então, hoje o Brasil já sabe que aquele Brasil maravilha cantado e decantado pelo PT, com as bençãos do PMDB, já partiu com quem o pariu e não o embalou.

O Brasil tem agora, a partir de hoje, um bom tempo de ensaio cívico e de treinamento moral e político até às eleições minoritárias do ano que vem. Um treino de luxo para 2018, quando o presidente da República não pode ser nenhum desses birbantes, salafrários que os viciados partidos políticos sempre nos impingem, nos enfiam goela abaixo.

Temos tempo para um novo tempo. Tempo para mostrar à ONU que podemos sair do humilhante 78° lugar no Índice de Desenvolvimento Humano em que essa pandilha de sevandijas nos colocou. Basta que o Brasil não se distraia nunca mais.