O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

9 de jun. de 2014

Não se deprecie, vai ter Copa!

Ah, vai ter Copa! E a Copa vai ter 63 jogos. E a quantos jogos desses você vai? Vai sozinho, ou leva a mulher e os filhos? Ó, não vai à Copa, por quê; por que não vai?!? Ah que pena.

Mas não se deprecie. Você não está sozinho. Como você, milhões de brasileiros fanáticos por futebol, vão ver a Copa pela TV.

O Brasil tem, segundo o IBGE, 201 milhões de habitantes. Considerando que os estádios estejam todos lotados durante os 63 jogos da Copa, cerca de 3,8 milhões de pessoas verão a Copa de perto e de verdade, ali ó, quase dentro do gramado.

Desses, quase 2 milhões serão turistas que falam outra língua. Os outros 199 milhões de residentes e domiciliados nesse glorioso País do Futebol, serão meros e pobres telespectadores diante de uma festa de televisão que se repete de quatro em quatro anos pelo mundo afora.

A diferença é que hoje, o Brasil da Silva é a edição 2014 da África do Sul de 2010. Quer dizer, se a festa da Fifa fosse na Conchinchina, ia ter Copa para você. Sim, vai ter Copa. Mas, se fosse na Conchinchina, nos Cafundós do Judas, ou no raio que parta, o Brasil poderia ter Hospitais, Escolas, Transporte, Segurança e Justiça social com padrão Fifa.

E você teria Copa como se fosse aqui. A sua TV é ótima. E já está acostumada. Insisto, não se deprecie. Assistindo à Copa pela TV você tem a vantagem de não pedir licença às Forças Nacionais, às tropas de choque, à cavalaria para seguir em frente até o estádio; nem precisa passar pelo vexame de ser revistado, como se estivesse indo a uma visita íntima num desses presídios mais superlotados que quaisquer dessas arenas bilionárias que foram construídas ao gosto da Fifa.

Não se deprecie. Você não gastará os tubos para assistir ao vivo e cheio de guarda-costas um zero a zero de Honduras x Equador, jogo que lhe sobrou para ver, posto que os ingressos para os jogos da nossa seleção de cartolas já estavam todos esgotados e nem o preço era pro seu bico.

Não se deprecie. Não se subestime. Vai ter Copa. Para você vai ter Copa, mais confortável que em qualquer dessas arenas e pelo módico preço de alguns pacotes de pipoca e, quem sabe até, uma boa loira gelada. Em casa, diante da TV, você pode beber. E comer.