O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

3 de fev. de 2009

TRÊS EM UM

O MAL DE SEMPRE
O PMDB que elegeu Sarney não é o mesmo PMDB que elegeu Temer. Sarney e seu séqüito são afinados com o Palácio e até mesmo inclinados a nutrir certa simpatia por Dilma Roussef. A tropa da elite de Temer já é mais rebelde e pode até pensar em candidatura própria para 2010. Mas o PMDB ainda tem um terceiro escalão que precisa de muito afago até que seja convencido a não apoiar Zé Serra. Assim é que o PMDB chega com cara de forte, mas tem rachaduras sérias na sua estrutura orgânica. Se não for engessado a tempo, corre o perigo de sofrer o mal de sempre: a crise de identidade. Sem a necessária profilaxia, o PMDB será de novo um acomodado e deprimente coadjuvante, ao invés de como protagonista desempenhar o papel principal na história do Brasil.

ACESSO DE VAIDADE
Um dos mais considerados sites brasileiros de notícias é o “Congresso em Foco”. Em um só dia, respondendo a uma pesquisa sobre quem seria o “Senador do Ano”, 79 mil visitantes votaram no tucano paranaense Álvaro Dias. Ninguém desconfia que tenha rolado água por baixo da ponte, nem mexe-mexe por baixo dos panos para que tocassem fogo na fogueira do popularíssimo senador Dias. Ele próprio nega que tenha contratado pessoas físicas ou jurídicas para atingir tão público e notório acesso de votos. Ninguém, nem mesmo o site promotor da enquete, acredita na hemorrágica preferência.

PAZ E AMOR, BICHO
Diga logo aí: aquele Fórum Social Mundial, no Pará, foi fórum mesmo ou um arremedo piorado de Woodstock?!? Aquele coletinho do ministro Carlos Minc tinha a cara daquele que Jimmy Hendrix usou, em 1969, na velha farra hippie.

PROMESSA É PROMESSA
É bem provável que o deputado gaúcho Mendes Ribeiro não leve a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara que lhe foi prometida nas vésperas da eleição, por Michel Temer. Tadeu Filipelli, do Distrito Federal, quer a luz dos holofotes daquela boca-rica. Conta para isso, com a velha amizade do carioca Eduardo Cunha, um dos principais articuladores da vitória de Temer.

CARAS DE PAU
Zé Sarney, mal se acomodou na cadeira e já está todo bicado. Há um bando de tucanos voando ao seu redor, como se tivessem votado nele. Sarney já pensa revidar com uma meia dúzia de pica-paus.

CASA CHEIA
Em razão da superlotação do plenário, dois deputados passaram mal durante o processo eleitoral nas duas Casas. Há quem julgue que o Congresso está precisando ter todo santo dia sessões tão concorridas quanto essas.