O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

2 de fev. de 2009

TOMBA LOGO!

Foto: Ag.Câmara

E então, no bojo das discussões a respeito de mais um projeto megalô-mano para a Capital da Repú-blica - a Praça da Soberania - Oscar Niemeyer - sentindo-se dono da cidade, não mede as palavras: "Tombamento de Brasília é uma besteira"!

O projeto da praça da Soberania propõe a construção, no canteiro central do Eixo Monumental de Brasília, de um complexo com estacionamento, um memorial aos presidentes e um monumento cuja altura é de cerca de 100 metros.

O delírio é apresentado como uma homenagem ao cinquentenário de Brasília. A besteira faraônica acabou em polêmica. O superintendente do Iphan no Distrito Federal, Alfredo Gaspal, acha o projeto ilegal porque "fere as regras de tombamento da cidade".

Só para recordar: Brasília foi tombada pelo governo distrital em 1987 e pelo governo federal em 1994. Os decretos de tombamento proibem construções no canteiro central do Eixo Monumental.

Agora, Niemeyer que, na brecha da lei, já arrepia as regras de licitação - com a arte e o engenho de uma tão eterna "notável especialização" quanto ele próprio é "notável e eterno" - está arquitetando a derrubada da legislação do tombamento. O que precisa tombar é a esperteza milionária que desde a fundação da cidade passa por cima e derruba a concorrência pública.

Já está na hora dos Estúdios Niemeyer* explicarem porque o gênio de Oscar não previu que Brasília seria uma referência irreversível para a migração permanente dos brasileiros de todos os cantos do país e não apenas uma cidade-albergue para os candangos que a construíram.

RODAPÉ - Um dia Walt Disney morreu, mas o Pato Donald continua sendo desenhado por ele até hoje. Niemeyer continua desenhando Brasília até agora. E, pelo visto, assim o fará com os seus estúdios, pelos séculos dos séculos...