O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

10 de fev. de 2009

SCOLARI DISMISSED! Bye Bye Chelsea!


Felipão dançou na Inglaterra. Desde novembro, quando trocou flâmulas e camiseta com Lula, o treinador não deu uma dentro. Nesse caso, o pé-frio presidencial foi um pouco além do Corinthians: pespegou Felipão para azar do Dunga que joga hoje contra a Itália e até, quem sabe, mais alguns amistosos. A Família Scolari, porém, não fica desempregada assim à toa. Tudo agora é só uma questão de tempo. (Fotos: Div/Imprensa-Planalto).
A CAUSA
Especuladores de plantão gritam e sussurram que Vanderlei Luxemburgo já está espalhando que a demissão de Felipe Scolari aconteceu logo depois que ele aprendeu a pronunciar direito Chelsea Football Club e a falar certo o nome do estádio Stamford Bridge. Enquanto dava preleção em português, o Chelsea ganhava todas. O desastre começou quando os jogadores passaram a entender exatamente o que ele dizia. Essa gente é capaz de tudo para tomar o lugar de Dunga.

MICARETA OPORTUNA
Lula e a Mãe do PAC abriram, nesta quarta-feira, com mais 36 ministros e cinco dirigentes de bancos, um pacote de bondades municipais para uma platéia de 8 mil donos de cidades brasileiras. Discursaram para cerca de 3.500 prefeitos e seu séqüito de assessores especiais, esposas e secretárias e, quem sabe até, um pouco mais que isso. O encontro se transformou numa verdadeira micareta, um carnaval extemporâneo, mas na hora absolutamente certa como plataforma de lançamento de Dilma Rousseff como candidata do Palácio ao Palácio.

A EUFORIA
Lula deu a prefeitos devedores 20 anos para pagar o rombo aberto pelas suas prefeituras. A alegria foi tanta que até deu a impressão de que eles vão mesmo pagar as contas. Na verdade, a euforia é apenas porque com a tal repactuação da dívida, as prefeituras lavam suas fichas de crédito e podem contrair novas dívidas que nunca serão quitadas. Com uma maquiagem dessa, nenhuma prefeitura vai precisar de operação plástica.

BONDADE
Dentro do pacotão do Pai dos Pobres e da Mãe do PAC está a promessa de que o governo vai repactuar as dívidas dos municípios com o INSS. A incúria e indigestão dos políticos depredadores da coisa pública formaram um bolo de mais de R$ 14 bilhões de dívida. O governo Lula, bonzinho com os seus cabos-eleitorais para 2010, vai parcelar esse débito com a Previdência em 20 anos. Já o salário dos aposentados não pode ter um aumento maior do que 4%, "pois do contrário a Previdência quebra". A bondade virá em forma de mais uma democrática medida provisória.

JOGATINA POLÍTICA
Essa história de expulsão sumária do deputado Edmar Moreira é pura jogada do DEM. Ele sempre foi um nervo exposto dentro do partido que agora não brinca mais com ele e ainda quer ficar com a sua vaga. O jogo é de cena: a apresentação do seu pedido ao STE para deixar o DEM é um salvo-conduto que lhe garante o mandato parlamentar. Vai continuar sendo deputado e não se fala mais nisso. Se a turma do DEM quiser continuar jogando, o melhor que tem a fazer é dar um pulinho até Minas Gerais. Lá no castelo tem ficha sobrando pra todo mundo. Para dar e vender.

O NÓ
Mangabeira Unger – o ministro do Futuro de Lula, a quem ele já não considera mais como o “presidente do governo mais corrupto da história do Brasil” – disse ao jornal argentino El País que “o Brasil é o país mais parecido com os Estados Unidos”. Deve ser por isso então que Mangabeira tem sotaque americano. Seu intérprete, quando conceder entrevistas à imprensa brasileira, deveria ser o rabino gravateiro Henry Sobel. Aí sim, você veria o nó que os jornalistas levariam.