O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de fev. de 2009

POPULARIDADE VIRTUAL

O senador ACM, cacique baiano, sempre que queria cutucar seus incontáveis desafetos eventuais arranjava um apelido que se enquadrasse no perfil de sua alça de mira.

De Michel Temer dizia que ele tinha "jeito de mordomo de filme de terror".

Então, agora que assumiu seu terceiro mandato como presidente da Câmara, os vampiros do Congresso que se cuidem. (Foto: site da Câmara).


QUANDO?
Quando é que a pesquisa CNT/Sensus vai entrevistar alguém que não tenha bolsa-família?!?

VIRTUAL
A popularidade do Lula é das mais modernas: popularidade virtual, os votos vêm de gente com quem ele nunca falou e de lugares aonde nunca foi.

INVEJOSO
Foi no Fórum Social Mundial, no Pará, que a turma descobriu: Hugo Chávez quer mandato vitalício na Venezuela, só para bater o recorde de permanência de Zé Sarney no Senado brasileiro. Pura inveja.

JOGARAM TEMPO FÓRUM
Pensando bem, esse Fórum não deu uma dentro.

ATIRADOR
Com aquele monte de presidente latino-americano falando e cantando no plenário do Fórum Mundial, no Pará, só faltou um jornalista para atirar sapatos. Nem precisava ter muita mira. Bastava atirar no bolo.

O RESTO
Deputado gaúcho Henrique Fontana, mais governista fanático do que petista saudável, agora quer que deputado não julgue deputado: “Há coisas mais importantes para fazer”. Ah, bom... Moral, dignidade, retidão, decoro, honestidade, probidade, são coisas para o Judiciário. Do resto, pode deixar que os deputados cuidam.

O ATACANTE
Robinho não anda lá essas coisas no campeonato inglês, mas é um dos mais rápidos atacantes da noite londrina. Lá, a neblina para ele não é “fog” é fogo. Robinho estava de fogo quando dizem que partiu com tudo pra cima da garota que jogou na retranca e logo se mandou para o contra-ataque. A Justiça da Inglaterra vai ser dura com ele: Robinho será condenado a assinar um contrato de um ano com o Corinthians e treinar ao lado de Ronaldo Fenômeno.

QUEBRA-QUEBRA
Lula, vituperando mais uma contradição contra os “agourentos” de sempre: “Aqueles que apostam que o Brasil vai quebrar, vão quebrar a cara antes de o Brasil quebrar”. Daí se conclui então que tudo é só uma questão de precedência: primeiro, uns “quebram a cara”; depois, o Brasil quebra. Faz sentido.

BIMORTAL
Sarney está há tanto tempo no Senado que poderia, muito bem, usar o fardão da Academia Brasileira de Letras para dirigir a Casa. Já é imortal por lá também.

O DEDO
Por trás da vitória de Sarney teve o dedo de Renan Calheiros. Ele continua comandando a massa e balançando a pança no Senado. Agora é líder do PMDB na Casa.

DESMANCHA RODA
Sem o manto protetor e aconchegante da presidência da Câmara, Arlindo – o Chinaglia parece até que tem lepra: em qualquer rodinha que tente entrar, fica sozinho. Não apita mais nada.

VAI
Outro dia, três deputados conversavam na boca do túnel do tempo, quando Arlindo - o Chinaglia incorporou-se ao grupo. Cinco minutos, nem isso, depois um deles virou-se para o entrudo e quis saber:
- Ei, você vai para o plenário, Chinaglia?
- Posso ir...
- Então vá logo que nós vamos ficar por aqui.

GUARDANAPO
O deputado Inocêncio tem mais tempo como diretor da mesa diretora da Câmara do que o Mansur Macluf teve como vereador em Pelotas. Seu nome é Inocêncio, mas podem chamá-lo de “Guardanapo”: está sempre na mesa.