Foto: José Cruz / Ag.Senado

ENTRELINHAS - A eleição de Sarney pode transformar daqui a pouco o deputado Michel Temer num verdadeiro Greenhargh! Ele é do PMDB, assim como o novo presidente do Senado. A Câmara - commme d'habitude - dança conforme a música tocada de ouvido em ouvido por seu amo e senhor que não quer, de jeito nenhum, ver o PMDB comandando a massa a balançando a pança no Congresso. Assim é que, se a votação for para o segundo turno, Temer vai bailar na curva. Duas regências a um só tempo é um exagero de harmonia. O Palácio perderia o ritmo, o compasso e a voz no Congresso. Seria muita desafinação de uma vez só.
O DISCURSO DA VITÓRIA
"Assumo a presidência do Senado pela terceira vez, com o senso da maior responsabilidade e o desafio que constitui essa eleição para a minha vida. Certamente, nenhum dos presentes duvidam do meu bem estar social, pessoal, estaria fora das atribuições que vou enfrentar. Mas a paixão da vida pública é maior que a paixão da própria vida.
E é justamente no exercício desta paixão que aqui estou. Só dividi com a literatura, escrevendo mais de sessenta títulos. Foi com a única coisa que eu dividi minha vida, toda ela mais foi dedicada ao serviço público, e a maior parte ao Congresso Nacional. Este coração da democracia, instituição extraordinária, o poder de questionar os governos, costumes, e o próprio Congresso.
Cabe agradecer ao senador Garibaldi Alves, pelos serviços prestados ao Senado. Tenho deveres de amizade, políticos, mas não será com o Senado que resgatará qualquer dever. Acima de tudo isso, está a independência, autonomia e grandes interesses da nossa Casa. Portanto, o Senado tenha certeza que reafirmaremos nossa independência e exigiremos cada vez mais respeito à nossa instituição. E respeitarei nossos colegas. Não fazemos nada solitariamente.
Quero agradecer a todos os senadores e senadoras que votaram em meu nome. Mas quero dizer que o presidente do Senado é o presidente da Casa, de todos os senadores. E quero homenagear a todos que votaram em Tião Viana. Seria, sem dúvida, uma falha de minha parte se não terminasse essa fala agradecendo a Deus por esse destino que me reservou".