COMPLEXO DE VIRA-LATA
Na terça-feira, dia 3, foi criado em São Paulo o Conselho de Clubes Formadores de Atletas. Mais uma instituição de nome esquisito - Confao - e complexo de vira-lata esportivo.
O Conselho nasceu da falta de política séria e objetiva para a vida do esporte no Brasil: o Ministério do Esporte não é do ramo; o COB tem galhos demais e o Comitê Paraolímpico Brasileiro está prestes a se desfolhar ao final de uma gestão de oito anos que já não pode se renovar.
O novo conselho, formado por grandes clubes como Sogipa, Pinheiros, Flamengo, Minas Tênis e coisas quetais, na verdade, quer porque quer botar a mão na lata recheada de grana dos 2% oriundos das Loterias governamentais que a Lei Agnelo/Piva reparte para o COB e o CPB - 85% do bolo para o Comitê Olímpico e 15% para o Paraolímpico. O Brasil, país em que a jogatina é proibida, tem 180 milhões de habitantes.
É daí que saem os seus escassos deuses olímpicos e paraolímpicos. Tudo porque, as instituições encarregadas de tratar do esporte, aplicam mais de 50% em suas estruturas "administrativas" para que possam se dignar a tratar do resto com a outra metade da dinheirama que jorra das burras públicas. (Fotos: Vilmar Tavares).