O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

21 de jan. de 2014

A MODA DA VAQUINHA VIRTUAL

Vaquinha virtual é a melhor maneira de lavar dinheiro. Melhor que palestra internacional e muito melhor ainda que acertar na loteria. É feita às claras, descarada e debochativamente.

Agora Zé Dirceu, João Paulo Cunha e Delúbio Soares estarão seguindo o ágil e perspicaz exemplo de Zé Genoíno, o Cardiopata Inovador, abrindo seus sites esmoleiros, à cata de donativos que pareçam muito mais contribuição partidária do que uma humilhante esmola.

A moda pegou. Não demora nada, já vai ter até igreja querendo trocar as bandejas de dízimos por sites de óbolos e benefícios divinais. E olha que igreja tem isenção. É que a ideia é tão boa e tão eficaz que nem as casas de oração se importam de cair em tentação.

CHANTAGEM E IN/JUSTIÇA
A CBF deu o ultimato para a garfada Portuguesa: ou dá, ou desce! Se o escorraçado clube luso do Canindé não sair da Justiça comum e não aceitar competir pela Série-B, não leva os R$ 4 milhões que pediu emprestado para a instituição proprietária do futebol brasileiro. E assim é que o futebol-arte imita a vida no Brasil da Silva. O vil metal e a chantagem podem mais que a justiça.

ROLETANDO
Por que o governo defendem os rolezinhos? Por que já não precisa mais do intempestivo Black Bloc para calar a voz rouca das ruas. A invasão dos shoppings pela molecada tira das ruas os protestos indignados que pedem o fim da corrupção, mais justiça, igualdade social na saúde, educação, transporte e segurança pública. E não é nada, não é nada, um rolezinho dá o que fazer e o que dizer para o Ministério da des/Igualdade Racial, criado por Lula e mantido por Dilma Vana não se sabe bem por quê e nem pra quê. Aonde e a quê isso vai levar, não interessa; talveza uma Bolsa-Rolê, mas não importa que a mula manque, o que eles querem é roletar.

A VOLTA
Dilma Vana sorri amarelo: Lula da Silva, depois de sete meses livre do câncer na garganta, já deixa a barba crescer. Há quem veja nisso o logotipo da campanha "Volta, Lula!". Leonel Brizola, o caudilho ídolo de Dilma Vana, se vivo fosse traduziria simplesmente como a volta do Sapo Barbudo. Só num país que tenha chegado aos níveis políticos que o Brasil da Silva chegou, se daria importância a um barbicacho que cresce numa cara de pau. Pense bem: a quem a barba de Lula interessaria, além da sua calada e cordata esposa, dona Marisa Letícia? Talvez, você encontre alguma coisa a respeito nas páginas do livro de Tuma Júnior, "Assassinato de Reputações", sobre "Barba", o delator.

PCC NA COPA
O Brasil da Silva é mesmo um país fora de controle. Agora mesmo as autoridades do ramo estão preocupadas que o PCC apronte manifestações violentas durante a Copa, como forma de protesto pelas transferências de seus líderes de uma prisão para outra. Até lá, o Supremo Tribunal Federal, sob nova direção, deverá ter ajeitado a remoção dos mensaleiros para suas devidas residências. Isso pode ser um alento para a o PCC que teme a concorrência de uma nova facção, mais rica e poderosa que já está em gestação desde que terminou o julgamento do Mensalão.

NADA PIOR
Botar Aloízio Mercadante na Casa Civil não causa nenhuma admiração. É coisa da Dilma Vana. Mas cogitar Ideli Salvatti para o lugar dele no MEC é tipo assim chutar cachorro morto. Só não seria pior porque se sabe o que é mesmo que o governo pensa de um povo com boa Educação. Em todo caso, Ideli não vai mesmo levar a pasta. O MEC vai ter como ministro Zé Henrique Paim que foi o segundão de Fernando HaHaHaddad no ministério que des/educa o Brasil.