O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

15 de nov. de 2013

Jack, o Estripador

Então, vamos por partes, como Jack fazia pelos becos de Whitechapel, em Londres, nos tempos em que ninguém ainda era mensaleiro:

O SORRISO DE MONA LISA
Sabe aquele sorriso misterioso de Mona Lisa que Dilma HaVana ostentava logo após a decisão do STF que vai mandar para a cadeia Zé Dirceu e seu mensaleiros? Pois o mistério do sorriso está explicado, mas o sorriso não está desfeito, persiste. É que, assim como quem não queria nada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se reuniu com a president@ Dilma HaVana, com a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e com Luis Adams, advogado-geral da União, um dia antes de solicitar a execução de penas dos réus do Mensalão ao Supremo Tribunal Federal. Pronto, taí ó. Não há como conter o riso diante do desfecho da primeira parte da novela Os Mensaleiros. Falta agora a parte II da Série. É quando oesgar de Mona Lisa voltará aos lábios de Dilma com a prisão do chefe do bando.

NOVA FACÇÃO
Joaquim Barbosa está decidindo em que presídio de segurança máxima será implantada, na semana que vem, a mais nova facção criminosa do Brasil da Silva. Ao que tudo indica será na Papuda, no Entorno de Brasília, Capital da Esperança que não venceu o medo. A tendência do presidente do Supremo é colocar a batata quente nas mãos de Ademar Silva de Vasconcelos, juiz da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Silva de Vasconcelos já disse que “como cidadão, a gente fica até mesmo muito decepcionado com essas coisas”;. Ele já adiantou que não há reserva de vaga para os mensaleiros nos presídios de Brasília. Por isso já anunciou que terá de ser feito um remanejamento de presos. Quer dizer, coisa tipo assim destinar alguns alojamentos do PCC e CV para o novo grupo de malfeitores que estaria chegando. A nova pandilha já teria,segundo especialistas no assunto crime organizado, a nova pandilha já teria até sigla: PCD - Partido do Comando de Dirceu.

INVADIRAM A FAZENDA DE MANTEGA
Opa! Epa! A revista Época deste fim de semana denuncia o pagamento de propina pela empresa Partners para o chefe de gabinete do ministro Guido Mantega, o economista Marcelo Fiche, e também para o chefe de gabinete substituto, Humberto Alencar. A Partners presta assessoria de imprensa ao Ministério da Fazenda. A ex-secretária da Partners disse à revista ter repassado R$ 60 mil para os dois assessores do ministro. Aí, cerelepe e expedito, Guido Mantega agiu mais do que ligeiro para desfazer mais uma crise que circula pelos corredores fazendários: chamou a Polícia Federal. Um pouco para mexer com a revista, outro tanto para furungar a ação dos seus assessores, coisa que ele nunca fez. Bem do jeitinho com que ele não furungou seu homem de confiança naquele desvio grosseiro de dinheiro ano passado na Casa da Moeda que também fica embaixo do seu nariz.

JOGO DE CENA
O advogado de Zé Dirceu, José Luís Oliveira Lima insiste que o seu cliente tem direito a acionar a Corte Interamericana "porque o Judiciário brasileiro violou o direito a todos os recursos". Para ele, Dirceu ficou indignado com decretação de prisão, mas garante que se apresentará, 'sereno', para cumprir a condenação. O advogado e Zé Dirceu estão fazendo é jogo de cena. Coisa para transformar o reles chefe dos mensaleiros num "perseguido político". Bolas, todo mundo sabe que Direito Internacional é peça de ficção. Não há o que possa arrepiar qualquer soberania nacional, ainda que se trate de um Brasil da Silva.

DILMA DESGRUDOU-SE
As condenações dos dirigentes petistas no Mensalão, não se refletiram nos índices de aprovação do governo Dilma HaVana. Ela continua sendo a favorita para vencer as eleições do próximo ano. Muito mais agora, depois da engendração com o procurador-geral da União que pediu cadeia imediata para a pandilha de mensaleiros. Ela deu uma de Lula; desgrudou-se de todo e qualquer contato de qualquer grau com os que foram flagrados com a boca na botija. É a velha máxima: rei morto; rei posto.

COMME D'HABITUDE
Escorregadio, como sempre, Lula agora deixa de ser o comentarista geral da nação para qualquer tipo de assunto e diz que "quem tem de discordar ou não" sobre a determinação de prisão imediata dos réus do Mensalão - "uma farsa", segundo ele próprio -  "são os advogados, que juridicamente têm de saber se pode fazer ou não". Alguma surpresa?!? Não. Comme d'habitude, esse é o camaleão de sempre. Então me diga, eu quero saber só por curiosidade: no seu tempo de colégio, se você estudasse na mesma classe de Lula, você o convidaria pra jogar bola de gude no recreio?